As infecções por ebola aumentaram nos distritos da Uganda, elevando o número acumulado de mortes confirmadas e suspeitas para 23, disseram autoridades de saúde do país do leste africano nesta segunda-feira, 26. Foi declarado um surto de Ebola na última terça-feira, 20, no país, depois que um caso da cepa relativamente rara do Sudão foi detectado no distrito de Mubende.
O vírus agora se espalhou para os distritos vizinhos de Kyegegwa e Kassanda, com o Ministério da Saúde de Uganda relatando que os casos cumulativos aumentaram para 36, incluindo casos confirmados e prováveis. Nenhum caso foi detectado na capital Kampala.
O Ministério da Saúde de Uganda considera um “caso provável” qualquer pessoa que morreu por suspeita de EVD (ebola) e teve uma ligação epidemiológica com um caso confirmado, mas não foi testada e não teve confirmação laboratorial. O órgão considera “casos confirmados” aqueles com resultados laboratoriais positivos. Do número de infecções identificadas até agora, 18 dos casos foram confirmados como infectados, enquanto outros 18 eram suspeitos de ter o vírus.