Após a morte do Papa Francisco, aos 88 anos, sete cardeais brasileiros estão na lista do Vaticano para participar do Conclave – a eleição que definirá o novo pontífice. Pelas regras da Igreja Católica, apenas cardeais com menos de 80 anos podem votar. Entre os 138 aptos ao voto, estão os representantes do Brasil:
Sérgio da Rocha

O cardeal Sérgio da Rocha, de 65 anos, é o atual arcebispo de Salvador. Ele também é o Primaz do Brasil, título dado ao religioso que conduz a arquidiocese mais antiga do país.
Jaime Spengler

Jaime Spengler, de 64 anos, é o atual presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e arcebispo de Porto Alegre. Ele iniciou a vida religiosa na década de 1980, ao ingressar na Ordem dos Frades Menores.
Odilo Scherer

Odilo Scherer, de 75 anos, é o atual arcebispo de São Paulo. Natural de Cerro Largo (RS), ele ingressou no seminário de São José, em Curitiba, em 1963. Estudou Filosofia e Teologia, obtendo os títulos de mestre e doutor pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.
Orani Tempesta

Orani Tempesta, de 74 anos, é o atual arcebispo do Rio de Janeiro. Nascido em São José do Rio Pardo (SP), em junho de 1950, ele entrou para a Ordem Cisterciense e foi ordenado padre em dezembro de 1974.
Paulo Cezar Costa

Paulo Cezar Costa, de 57 anos, é o atual arcebispo de Brasília. Ele nasceu em Valença (RJ), cursou Filosofia e Teologia em seminários no estado do Rio de Janeiro. Também é mestre e doutor em Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.
João Braz de Aviz

João Braz de Aviz, de 77 anos, é o cardeal brasileiro mais velho apto a participar do Conclave. Nascido em Mafra (SC), cresceu em Borrazópolis, no Paraná.
Leonardo Steiner

Leonardo Ulrich Steiner, de 74 anos, é o atual arcebispo de Manaus. Natural de Forquilha (SC), é considerado pelo Vaticano o primeiro cardeal da Amazônia.
Leia também:
Morte do papa Francisco comove ministros de Lula e autoridades brasileiras; veja homenagens
Donald Trump e outros líderes mundiais prestam homenagens após morte do Papa Francisco ao 88 anos
A morte do papa Francisco
O primeiro pontífice latino-americano, Jorge Mario Bergoglio, o papa Francisco, morreu aos 88 anos, nesta segunda-feira (21/04), em Roma. A informação foi divulgada pelo Vaticano, mas a causa da morte não foi informada.
“O Bispo de Roma, Francisco, retornou à casa do Pai. Toda a sua vida foi dedicada ao serviço do Senhor e de Sua Igreja. Ele nos ensinou a viver os valores do Evangelho com fidelidade, coragem e amor universal, especialmente em favor dos mais pobres e marginalizados. Com imensa gratidão por seu exemplo como verdadeiro discípulo do Senhor Jesus, recomendamos a alma do Papa Francisco ao infinito amor misericordioso do Deus Trino”, diz comunicado oficial.

A última aparição pública do pontífice ocorreu neste domingo (20/04) durante a Missa de Páscoa. Ele não celebrou a missa, mas apareceu na varanda da galeria sobre a entrada da basílica.

Sua homília pascal foi lida pelo Cardeal Angelo Comastri, arcipreste aposentado da Basílica de São Pedro.
Saúde debilitada
O pontífice ficou internado por 40 dias e estava se recuperando de uma pneumonia nos dois pulmões. O estado de saúde dele foi considerado pelo Vaticano como “complexo”.
