27.3 C
Manaus

DISQUE DENÚNCIA

Ouça a Rádio 92,3

Assista a TV 8.2

Canadá fecha acordo com Estados Unidos e suspende tarifaço por 30 dias

Publicado em:

- Anúncio -

Horas depois do México fechar uma trégua com os Estados Unidos, o primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, anunciou nesta segunda-feira (03/1) que também conversou com o presidente Donald Trump, e chegou a um acordo para suspender por 30 dias a imposição de tarifas entre os dois países.

A decisão ocorre após uma escalada de tensões comerciais iniciada na última semana, quando o governo norte-americano anunciou tarifas de 25% sobre produtos do Canadá e México, além de 10% para importações da China.

Trudeau havia reagido com medidas retaliatórias, aplicando as mesmas taxas sobre produtos dos EUA no sábado (1º/2). No entanto, após uma conversa com Trump, o primeiro-ministro canadense afirmou que o país está reforçando ações para combater o tráfico de fentanil, uma das principais preocupações da Casa Branca.

“Quase 10 mil funcionários da linha de frente estão trabalhando na proteção da fronteira”, declarou Trudeau na rede social X. Segundo ele, o Canadá também adotará medidas como a criação de um “Czar do Fentanil”, vigilância 24 horas na fronteira e a formação de uma força-tarefa conjunta com os EUA para combater o tráfico de drogas e lavagem de dinheiro.

Pelo lado norte-americano, Trump afirmou na plataforma Truth Social que o Canadá se comprometeu a garantir uma “fronteira norte segura”, visando conter o tráfico de drogas. O presidente destacou que o fentanil tem “matado centenas de milhares de americanos” e que a suspensão temporária das tarifas permitirá avaliar um possível acordo econômico com o Canadá.


Leia mais

Presidente do México anuncia acordo com Trump e tarifas sobre produtos são suspensas por 1 mês

“Estamos conversando”, afirma Joana Darc sobre assumir secretaria do Bem-Estar Animal


A medida anunciada por Trudeau veio horas após a presidente do México, Claudia Sheinbaum, também confirmar um entendimento com Trump para suspender as tarifas por 30 dias. O governo mexicano estabeleceu três mesas de trabalho com os EUA, abordando temas como segurança, comércio e imigração.

A decisão de Trump de impor tarifas sobre seus três principais parceiros comerciais – Canadá, México e China – visa reduzir o déficit na balança comercial dos EUA e reforçar políticas contra imigração irregular e tráfico de drogas. No entanto, economistas alertam que essas medidas podem ter impactos negativos na economia global.

Com a possível escalada de uma guerra comercial, os mercados reagiram com cautela nesta segunda-feira. O dólar se valorizou diante do temor de aumento nos preços dos produtos e da dificuldade do Federal Reserve (Fed), o banco central norte-americano, em reduzir os juros no país.

Para o Brasil, o cenário pode gerar desafios, como a fuga de capital para os EUA, impulsionada pelos juros elevados. Além disso, se Trump intensificar sanções à China, o Brasil pode ser afetado pela desaceleração da economia asiática, reduzindo exportações para o país. Outra preocupação é a possível sobreoferta de produtos chineses no mercado global, pressionando a indústria brasileira com concorrência de itens mais baratos.

Enquanto isso, os próximos 30 dias serão cruciais para definir os rumos das relações comerciais entre EUA, Canadá e México, em um cenário de negociações intensas e incertezas econômicas.

Deixe seu comentário
- Anúncio -
Fucapi
UEA - Universidade Estadual do Amazonas  - Informativo
Siga-nos no Threads
Tribunal de Contas do Estado do Amazonas
Youtube - Rede Onda Digital

| Compartilhar

Mantenha-se conectado

0FansLike
0FollowersFollow
0FollowersFollow
0SubscribersSubscribe
Siga-nos no Threads

Mais lidas

- Anúncio -
Youtube - Rede Onda Digital
Instagram Rede Onda Digital
Entrar no grupo de Whatsapp - Rede Onda Digital
Siga-nos no Threads
TV Onda Digital
- Anúncio -