O mineiro Victor Correa Hespanha, de 28 anos, se tornou na manhã deste sábado (4) o primeiro turista espacial do país e o segundo brasileiro a ir ao espaço.
Leia mais:
AM: Suspeito em roubo de carga de refrigerante é preso em Itacoatiara
STF dá cinco dias para União explicar aumento recorde em planos de saúde
O voo suborbital teve duração de cerca de dez minutos com o foguete alcançando uma altitude máxima – cerca de 100 km – e depois caiu em queda livre de volta à Terra. O foguete decolou exatamente às 10h26 horário de Manaus.
Ele participou de um voo da Blue Origin, empresa do bilionário Jeff Bezos, cuja decolagem foi no Texas, nos Estados Unidos.
O primeiro brasileiro a fazer uma viagem ao espaço foi o ex-ministro de Ciência, Tecnologia e Inovações Marcos Pontes, que esteve na Estação Espacial Internacional em 2006.
A viagem de Hespanha era para ter acontecido no dia 20 de maio, mas alguns problemas no foguete fizeram com que a data fosse postergada — de acordo com a empresa, durante as últimas revisões, foi observado que um dos sistemas de backup não estava “atendendo às expectativas de desempenho”.
Hespanha, que é engenheiro de produção, conseguiu seu lugar na nave depois de comprar um NFT (token não fungível) pela Crypto Space Agency (CSA) por R$ 4 mil. A CSA sorteou a viagem entre os compradores, e o mineiro deu a sorte.
O brasileiro informou que cada turista poderia levar um objeto, e o escolhido por ele foi a bandeira do Brasil.
Todos os 6 tripulantes são turistas espaciais, isto é, não há um astronauta profissional a bordo e a nave não precisa de piloto.