Com a autorização de passagem de estrangeiros na fronteira entre Egito e Faixa de Gaza nesta quarta-feira (1º), e a ausência de brasileiros na primeira lista, o Brasil deve fazer apelos às autoridades de Israel, Egito e do Catar para que os brasileiros sejam incluídos nos grupos.
De acordo com as informações do Ministério de Relações Exteriores, o Catar será incluído aos contatos do Itamaraty e presidência da República devido a ajuda na articulação da saída de feridos e de 480 pessoas de Gaza.
Leia mais:
Fronteira de Gaza é aberta para 480 estrangeiros, mas sem brasileiros
Ataque de Israel mata sete reféns ao norte de Gaza, diz Hamas
A mobilização brasileira não descarta o contato com o Hamas, que controla Gaza.
Declarações
Diante a lista de estrangeiros autorizados a transitarem na Passagem de Rafah, as declarações de embaixadores palestinos e israelenses, não sabem ao certo indicar de quem é a responsabilidade na organização da lista de autorização de saída de estrangeiros na divida de Gaza.
“Não há brasileiros, assim como de outras nacionalidades, por questões políticas, não é por logística. Israel não autorizou”, disse o embaixador da palestina no Brasil, Ibrahim Alzeben.
Por sua vez, a embaixada de Israel no Brasil rebateu a manifestação da declaração palestina.
“infelizmente não é o governo de Israel que decide quem entra ou não nessas listas, mas as entidades internacionais”, rebateu a embaixada de Israel no Brasil.
O governo federal vem mantendo contato om autoridades israelenses, egípcias e palestinas para buscar a evacuação dos brasileiros em Gaza, desde o início do conflito, em 7 de outubro.
*com informações CNN Brasil