O comportamento de um grande grupo de baleias-piloto de barbatanas longas momentos antes de morrerem, tem intrigado a instituição ambientalistas da Austrália Ocidental, Reece Whitby.
Os animais foram registrados unidos em formato de um “coração” no oceano em águas rasas antes de encalharem e morrerem tragicamente em uma praia remota.
“As imagens que vimos na costa são únicas. O feedback que recebemos foi que nunca vimos isso antes”, disse Whitby.
Leia mais:
VÍDEO: Baleia é flagrada dando show de acrobacia em praia no RJ
Baleias levantam caiaques para fora da água e vídeo viraliza. Assista
O Serviço de Parques e Vida Selvagem fizeram diversas tentativas de devolver as baleias às águas mais profundas do oceano, usando barcos e caiaques, durante dias. Mais de 100 oficiais da vida selvagem e 250 voluntários vestindo roupas de mergulho também ajudaram.
Porém, elas voltavam para o mesmo ponto, encalharam e mais da metade morreu.
Para os especialistas, o encalhe de baleias é um fenômeno natural, e comum naquela região.
“Sabemos que o encalhe de baleias é um fenômeno natural. Mas fizemos o nosso melhor”, lamentou o controlador de incidentes Peter Hartley, do Departamento de Biodiversidade, Conservação e Atrações.
O encalhe é recorrente, mas os cientistas ainda não desvendaram por que as baleias se amontoaram daquela forma na água rasa antes de encalhar.
“As baleias-piloto saudáveis geralmente não se comportam assim. Quando você as vê dessa forma, pensa que há algo estranho acontecendo.” Comentou Kate Sprogis, ecologista de mamíferos marinhos da Universidade da Austrália Ocidental.