
Avião que transportava chefe da União Europeia tem GPS bloqueado; Rússia é suspeita de sabotagem
Um avião que transportava a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, foi alvo de interferência no sistema de navegação GPS, enquanto tentava pousar na Bulgária no domingo (31/8). Segundo informações do porta-voz da comissão, “autoridades búlgaras de que suspeitam que essa interferência flagrante tenha sido realizada pela Rússia”.
Ainda segundo o porta-voz, o avião pousou normalmente: os pilotos teriam pousado a aeronave com a ajuda de mapas físicos, de papel.
Von der Leyen e a comissão têm sido firmes apoiadores da Ucrânia desde o início do conflito com a Rússia. Ela foi uma das líderes europeias que participaram da cúpula do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre a Ucrânia na semana passada e tem instado consistentemente os Estados-membros da UE a alocarem mais recursos para ajudar a Ucrânia. O incidente ocorreu enquanto ela visitava os Estados-membros na parte oriental do bloco para angariar apoio à Ucrânia.
Leia mais:
Ucrânia lança ataque com drones contra usina nuclear da Rússia
Governo brasileiro estuda possibilidade de criar seu próprio sistema de GPS
Até o momento desta postagem, autoridades russas não comentaram as alegações da comissão.
Interferência do GPS, que causa interrupções em voos e tráfego marítimo, estaria há muito tempo entre as ferramentas do arsenal de guerra híbrida da Rússia. Autoridades dos países escandinavos e bálticos têm afirmado repetidamente que a Rússia vem bloqueando regularmente o sinal de GPS na região.
*Com informações de CNN Brasil
