Ataque com faca em trem deixa feridos graves na Inglaterra

A forensic officer works at the scene at Huntingdon Station following a series of stabbings on a train, near Cambridge, Britain, November 2, 2025. REUTERS/Jack Taylor
Pelo menos nove pessoas ficaram gravemente feridas na noite deste sábado (1º/11) após um ataque com faca dentro de um trem na região de Cambridge, no centro da Inglaterra. O caso, descrito como “um incidente grave” pela Polícia de Transportes Britânica, mobilizou equipes de emergência e unidades antiterrorismo.
Segundo as autoridades, dez pessoas foram levadas ao hospital, sendo nove em estado grave. Até o momento, não há registro de mortes. Duas pessoas foram presas em Huntingdon, cidade onde o trem fez uma parada não programada durante o trajeto entre Doncaster e a estação King’s Cross, em Londres.
O primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, classificou o ataque como “profundamente preocupante”.
“Meus pensamentos estão com todos os afetados e meus agradecimentos aos serviços de emergência pela resposta. Qualquer pessoa na área deve seguir as orientações da polícia”, afirmou nas redes sociais.
A secretária do Interior, Shabana Mahmood, também lamentou o ocorrido.
“Estou profundamente triste ao saber dos esfaqueamentos. Meus pensamentos estão com todos os afetados”, declarou.
Saiba mais:
Argentina prende brasileiros na fronteira, por suspeita de ligação com o CV
Bruno Henrique resolve, Flamengo vence o Sport por 3 a 0, mas perde Carrascal
Testemunhas descrevem momentos de pânico
Passageiros relataram cenas de desespero no trem. Wren Chambers, uma das testemunhas, contou à BBC que ouviu “gritos e berros” vindos de vagões à frente.
“Um minuto depois, um homem desceu correndo com um ferimento visível, sangrando muito no braço. Achei que fosse uma brincadeira de Halloween, até ele gritar que alguém estava com uma faca”, relatou.
Outro passageiro, identificado como Gavin, disse à Sky News ter visto uma das vítimas “extremamente ensanguentada” e um suspeito sendo atingido por uma arma de choque antes de ser detido.
“A polícia gritou: ‘Deite-se, deite-se!’. O homem brandiu uma faca grande e, em seguida, o detiveram. Acho que foi uma arma de choque que o derrubou no final”, descreveu.
O superintendente-chefe Chris Casey, da Polícia de Transportes Britânica, classificou o episódio como “um incidente chocante”.
“Nossos pensamentos estão com os feridos e suas famílias. Estamos conduzindo investigações urgentes para apurar o que aconteceu, e pode levar algum tempo até que possamos confirmar mais detalhes”, afirmou.
Transporte ferroviário afetado
A London North Eastern Railway (LNER), empresa que opera os trens na East Coast Main Line, informou que o ataque causou grandes transtornos na rota — uma das mais movimentadas e importantes do Reino Unido, conectando Londres a Edimburgo.
“Nosso conselho é: ‘Não viaje’. Por favor, adie sua viagem sempre que possível”, orientou a companhia em comunicado oficial.
Equipes de emergência, incluindo ambulâncias aéreas, foram mobilizadas para atender as vítimas. As autoridades seguem investigando a motivação do ataque e a possível ligação dos suspeitos com grupos extremistas.
*Com informações da CNN Brasil.






