Astrônomos detectaram um dos raios cósmicos mais poderosos já observados. Ele foi emitido para a Terra a partir de uma parte misteriosa do espaço profundo. O fenômeno carregava a energia de 240 quintilhões de elétrons volts.
O raio foi denominado de Amaterasu, em homenagem à deusa do sol na mitologia japonesa. O raio foi detectado por cientistas em um sistema de telescópio em Utah, no EUA, eles o descreveram como “sem precedentes” nos tempos modernos.
Leia mais:
Dez anos após matar a namorada, ex-atleta Oscar Pistorius recebe condicional
Mulher israelense declarada como morta estava no primeiro grupo de reféns libertados pelo Hamas
Além de ser um dos raios cósmicos mais poderosos já observados, Amaterasu pode ter se originado de um corredor invisível, ou “vazio no universo”.
Os raios cósmicos são aglomerados de minúsculas partículas de alta energia que se movem pelo espaço quase à velocidade da luz.
Eles são frequentemente detectados por instrumentos na Terra e geralmente são o resultado de erupções solares ou explosões no sol. Mas os cientistas dizem que Amaterasu só poderia ter surgido do mais poderoso dos eventos celestes – muito maior do que uma explosão estelar.
Com 240 quintilhões de elétron volts (EeV), a partícula Amaterasu tem uma energia que perde apenas para a partícula Oh-My-God, outro raio cósmico de ultra alta energia que foi detectado em 1991, possuindo 320 EeV de energia.
*Com informações do Extra