Documentos vazados revelaram planos dos Emirados Árabes para a COP28. Segundo informações publicadas pela BBC, eles planejam usar o papel como anfitrião das negociações climáticas da Organização das Nações Unidas (ONU) em 2023, como uma oportunidade para fechar acordos de petróleo e gás.
Os documentos mostram planos para discutir acordos relacionados aos combustíveis fósseis com 15 nações. A ONU, órgão responsável pelo evento, disse que espera que os anfitriões do evento atuem sem interesse próprio.
A equipe dos Emirados Árabes não negou que planeja usar as reuniões marcadas durante a COP28 para negociações de acordos comerciais — porta-vozes do país também disseram que “as reuniões são privadas”.
Leia mais:
VÍDEO: NASA mostra aquecimento da Terra ao longo das décadas
Prefeito de La Union, é hostilizado após fazer réplica de avião que matou Chapecoenses
Os documentos preparatórios mostram que os Emirados Árabes também previam discussões sobre oportunidades comerciais para a empresa estatal de energia renovável do país, antes das reuniões com 20 países incluindo Reino Unido, Estados Unidos, França, Alemanha, Países Baixos, Brasil, China, Arábia Saudita, Egito, Quênia e Brasil.
A COP28 será mais uma rodada de negociações climáticas globais lideradas pela ONU. Este ano o evento acontece em Dubai e contará com a presença de 167 líderes mundiais. A esperança é que a COP28 ajude a limitar o aumento da temperatura global a um máximo de 1,5ºC, o que o órgão de ciência climática da ONU considera crucial para evitar os piores impactos relacionados às alterações climáticas.
*com informações da BBC