Toda a região próxima ao consulado do Irã em Paris, na França, foi interditada pela polícia na manhã desta sexta-feira (19/4), após denúncias de homem-bomba no prédio. A informação foi divulgada pela imprensa francesa e confirmada através do X (antigo Twitter) pela Prefeitura de Polícia francesa.
Segundo o jornal Le Monde, a linha 6 do metrô foi fechada na área entre as estações La Motte-Picquet – Grenelle e Charles-de-Gaulle – Etoile. O consulado fica localizado no 16º distrito da cidade, onde a maioria das missões diplomáticas no país estão sediadas, próxima à Torre Eiffel. A polícia de Paris está no local e pede que as pessoas evitem a região.
Leia também:
Nigéria garante vaga no grupo do Brasil no futebol feminino das Olimpíadas Paris 2024
Irã diz à ONU que se Israel agir, resposta será imediata e em nível máximo
De acordo com uma fonte da sede da polícia de Paris, às 11h do horário local, o rapaz foi visto por uma única pessoa entrando no Consulado, localizado na Rua Fresnel, a menos de 100 metros do prédio da Embaixada do Irã. Ele estaria ameaçando se explodir.
Entretanto, após uma revista, ficou constatado que ele não carregava explosivos, disse uma fonte policial. O caso acontece no mesmo dia em que Israel fez ataques contra o Irã, mas ainda não há confirmação se as ocorrências têm relação.
Por medidas de segurança, o tráfego das linhas 6 e 9 do metrô parisiense que abrigam a estação Trocadero – mais próxima do Consulado – foi paralisado.
A circulação foi interrompida em três linhas do metrô da capital francesa por causa da ocorrência. A embaixada dos Estados Unidos na França emitiu um alerta para que os cidadãos evitem a área e sigam as orientações das autoridades de segurança.
https://twitter.com/i/status/1781299211570475261
🔴 Intervention en cours rue Fresnel à #Paris16.
Évitez le secteur. pic.twitter.com/5zSZJT5W1x— Préfecture de Police (@prefpolice) April 19, 2024
#SecurityAlert Paris authorities request people stay away from the vicinity of the Iranian diplomatic mission in Paris’ 16 arrondissement in light of the ongoing security operation. Americans are advised to avoid the area and follow instructions from local authorities. Please… pic.twitter.com/DNvgv9zpvB
— U.S. Embassy France (@USEmbassyFrance) April 19, 2024
*Com informações CNN, Jovem Pan e SBT News