O longa “Ainda Estou aqui” já pode colocar mais uma super indicação na conta! O Bafta, maior premiação da Inglaterra, divulgou a lista completa de indicados nesta quarta-feira (15/1), que contou com a indicação do longa “Ainda Estou Aqui” na categoria de Melhor Filme de Língua Não-Inglesa.
O evento acontece no dia 16 de fevereiro e é um dos principais termômetros do Oscar.
O Bafta anunciou a lista completa de indicados nesta quarta-feira (15/1) e contou com Ainda Estou Aqui como indicado a Melhor Filme de Língua Não-Inglesa. No Oscar, a categoria se equivale a Melhor Filme Estrangeiro.
Concorrentes na categoria de Melhor Filme de Língua Não-Inglesa
A produção de Walter Salles, concorre com Emília Perez (França), filme que ganhou o Globo de Ouro e conta com a participação de Selena Gomes. Além dos longas: Tudo que Imaginamos como Luz (Índia), Kneecap (Irlanda), A Semente do Fruto Sagrado (Alemanha).
Fernanda Torres não foi indicada
Fernanda Torres, protagonista do filme “Ainda Estou Aqui”, que venceu o Globo de Ouro na categoria de Melhor Atriz de Drama, não foi indicada.
Bafta, concorrem a categoria de melhor atriz: Mikey Madison (Anora), Karla Sofía Gascón (Emilia Pérez), Marianne Jean-Baptiste (Hard Truths), Saoirse Ronan (The Outrun), Demi Moore (A Substância) e Cynthian Erivo (Wicked) foram indicadas.
Leia também:
Governo da Bahia inclui livro; Ainda Estou Aqui; nas bibliotecas escolares
Ainda Estou Aqui; é filme escolhido do Brasil para disputar vaga no Oscar 2025
Sobre o filme
“Ainda Estou Aqui” é baseado no livro do escritor Marcelo Rubens Paiva, publicado em 2015, e se baseia na história real da sua família. Em 1971, seu pai foi preso pela ditadura militar, torturado e morto, e a família nunca teve acesso ao corpo. O desaparecimento motiva a luta da viúva, Eunice Paiva, papel de Fernanda, que se torna uma advogada de destaque e um grande nome na luta pelos direitos humanos.
“Ainda Estou Aqui” foi recentemente exibido no Festival Internacional de Veneza, onde fez sua estreia internacional. O filme foi aplaudido por 10 minutos após o final da sessão, e conquistou o prêmio de melhor roteiro do festival.
O longa ainda não tem data de estreia confirmada nos cinemas brasileiros. Caso “Ainda Estou Aqui” consiga a vaga, será a primeira produção brasileira na categoria de filme internacional do Oscar desde “Central do Brasil”, que concorreu em 1999. Curiosamente, também foi dirigido por Walter Salles.
Fernanda Torres ganha Globo de Ouro
A atriz brasileira Fernanda Torres ganhou o Globo de Ouro de melhor atriz em filme de drama, neste domingo (5/1), com o filme “Ainda estou aqui”.
Esta é a primeira vitória do Brasil nessa categoria. Fernanda concorreu grandes nomes como Nicole Kidman (“Babygirl”), Angelina Jolie (“Maria Callas”), Kate Winslet (“Lee”), Tilda Swinton (“O quarto ao lado”) e Pamela Anderson (“The last showgirl”).
Ao receber o prêmio das mãos da atriz Viola Davis, Fernanda dedicou a vitória à mãe, Fernanda Montenegro, que também atua em “Ainda Estou Aqui”:“Quero dedicar esse prêmio à minha mãe. Vocês não têm ideia… Ela estava aqui há 25 anos. Isso é uma prova de que a arte pode permanecer na vida das pessoas, mesmo em momentos difíceis, como os que Eunice Paiva viveu.”Desde 1999 o Brasil não era premiado no Globo de Ouro. O última vitória do país foi em 98, quando “Central do Brasil” venceu como melhor filme em língua estrangeira. O longa protagonizado pela mãe de Fernanda Torres, Fernanda Montenegro, marcou toda uma geração de atores.
Repercurssão da vitória de Fernanda Torres
Fernanda Torres desbancou celebridades como Angeline Jolie e Nicole Kidman. Após a vitória, famosos celebraram a conquista da brasileira.
Nas redes sociais, Luciano Huck comemorou bastante.
“Fernanda Torres do Brasil! Parabéns, parabéns, parabéns! Obrigado por representar nosso país tão lindamente para o mundo todo!”.
A colega de profissão, Taís Araújo, se emocionou com a vitória de Torres.
“Ela ganhou! E quando uma mulher brasileira conquista o respeito e a admiração por seu trabalho, todas nós nos sentimos um pouco ela. Obrigada Nanda por através do seu trabalho incrível nos afetar em tantos lugares. Te agradeço como mulher, como mãe, como brasileira e como atriz. Viva você.”
O apresentador do Altas Horas, Serginho Groisman também ccomemorou a conquista. “Que maravilha. @oficialfernandatorres! Viva o cinema brasileiro! Viva a memória.”
A reação de Selton Mello
O ator Selton Mello, que contracenou no longa “Ainda Estou Aqui” com Fernanda Torres, teve uma das melhores reações já vistas na premiação. Selton vibrou durante o anúncio, abraçou Torres e aplaudiu de pé a colega de profissão.
Nas redes sociais ele disse: “Não sei o que falar, não. Estou esperando a Nanda para dar um beijo nela, um abraço. Que coisa histórica. Eu vi isso ao vivo! Eu estava com ela em cada dificuldade! Foi tão lindo e representa tanto o nosso filme. Sei lá, gente. Isso é muito emocionante, muito. Brasil!”, declarou.
*Com informações de Metrópoles