As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Assista a TV 8.2

Ataque dos EUA a embarcação supostamente ligada ao narcotráfico deixa quatro mortos no Pacífico

Apesar da alegação, o governo norte-americano não apresentou provas públicas que confirmem o vínculo
04/12/25 às 22:36h
Ataque dos EUA a embarcação supostamente ligada ao narcotráfico deixa quatro mortos no Pacífico

Os Estados Unidos realizaram, nesta quinta-feira (4/12), mais uma ofensiva contra uma embarcação que, segundo o governo norte-americano, estaria envolvida em atividades de narcotráfico no Pacífico. Quatro ocupantes do barco morreram durante a ação, informou o Comando Sul, responsável pelas operações militares dos EUA na América Latina e no Caribe.

A estrutura militar divulgou nas redes sociais um vídeo da operação e afirmou que o barco era operado por um grupo classificado como organização terrorista. Segundo o comunicado, a embarcação navegava por uma rota marítima frequentemente associada ao tráfico internacional de drogas. Apesar da alegação, o governo norte-americano não apresentou provas públicas que confirmem o vínculo.

As ações dos EUA contra barcos suspeitos de transportar drogas próximos à costa venezuelana aumentaram nos últimos meses. O regime de Nicolás Maduro, no poder desde 2013, acusa Donald Trump de tentar desestabilizar seu governo e afirma que o país reagirá a qualquer tentativa de intervenção.


Leia mais

Guaxinim é encontrado desmaiado em loja de bebidas e acaba “detido” nos EUA

Atirador persegue e mata jovem trabalhador no meio da rua em Cuiabá


No cenário interno, porém, o governo Trump enfrenta questionamentos no Congresso sobre a legalidade dessas ações. Nos últimos dias, parlamentares republicanos demonstraram preocupação após relatos de que sobreviventes de um ataque anterior teriam sido atingidos em um bombardeio posterior.

Antes da operação mais recente, os Estados Unidos haviam realizado 21 ataques contra embarcações no Caribe e no Pacífico, resultando na morte de 83 pessoas. O governo também mobilizou cerca de 15 mil militares na região, incluindo o porta-aviões Gerald Ford, considerado o maior do mundo, além de navios de guerra, aeronaves e um submarino.

O presidente norte-americano anunciou recentemente que pretende iniciar uma fase de operações terrestres como parte da estratégia ampliada de combate ao narcotráfico.

*Com informações da CNN Brasil.