A cada dois segundos, uma pessoa de 70 anos de idade morre em decorrência de doenças crônicas evitáveis — cardiovasculares, pulmonares, cânceres e diabetes. Essas enfermidades respondem por 74% dos óbitos em todo o mundo, segundo levantamento da Organização Mundial da Saúde (OMS), divulgado na quarta-feira 21.
De acordo com a OMS, essas doenças matam 41 milhões de pessoas a cada ano, incluindo 17 milhões abaixo dos 70 anos. Destas, 86% vivem em países de baixa e média renda.
“Doenças não transmissíveis são as maiores causas de morte silenciosa do mundo, mas, muitas vezes, podem ser prevenidas com investimento em intervenções comprovadas e econômicas”, disse Michael R. Bloomberg, fundador da Bloomberg Philanthropies e embaixador global de Doenças e Lesões não Transmissíveis da OMS, em evento realizado na quarta-feira.
“Esse relatório é um lembrete da verdadeira escala da ameaça representada pelas doenças não transmissíveis e seus fatores de risco”, disse o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus. “Existem intervenções de doenças não transmissíveis com boa relação custo-benefício e aplicáveis globalmente. Intervenções que todos os países, independentemente de seu nível de renda, podem e devem usar e se beneficiar, para salvar vidas e economizar dinheiro.”