As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Assista a TV 8.2

Você vive tendo o mesmo sonho? O que diz o espiritual, a psicanálise e a medicina sobre isso

Especialistas revelam o que os sonhos repetidos podem significar para sua mente e suas emoções
01/02/26 às 17:00h
Você vive tendo o mesmo sonho? O que diz o espiritual, a psicanálise e a medicina sobre isso

Sonhos que se repetem com frequência, como dias, meses, anos ou tempos espaçados, intrigam milhares de pessoas: a mesma cena, as mesmas sensações ou até o mesmo desfecho que parecem voltar noite após noite. Esse fenômeno, presente na experiência de muitos, não é apenas curiosidade, pode revelar algo sobre como nossa mente processa emoções, conflitos e memórias.

A forma mais comum desses sonhos inclui: cair, ser perseguido, perder algo importante ou revisitar um lugar do passado. Esses sonhos provavelmente estão trazendo a mesma informação, repetidamente, mas de formas diferentes, para facilitar o entendimento da mensagem pelo sonhador.

Isso desperta o interesse e a curiosidade por sua natureza persistente, mostrando uma faceta intrigante e significativa do mundo onírico. Como esses sonhos podem estar ligados a situações de estresse, traumas, ansiedade ou preocupações não resolvidas no dia a dia ou como o cérebro pode “repetir” o mesmo conteúdo durante o sono numa tentativa de trabalhar essas questões.

Cada elemento, como objetos, pessoas, lugares e ações podem ser interpretados de formas diferentes e a maneira tradicional de analisar um sonho é separar cada componente que apareceu e descobrir o que ele quer dizer para você.

Os sonhos repetitivos podem surgir em fases de transição da vida ou quando sentimentos intensos (como medo, culpa ou desejo) não foram totalmente compreendidos. Para a medicina e a psicologia, sonhos periódicos não são aleatórios. Outra explicação envolve vivências de vidas passadas. Traumas, conflitos ou memórias profundas poderiam emergir no subconsciente em períodos de tensão emocional, manifestando-se de forma repetida até que sejam compreendidos e superados.

Campo espiritual 

Sonhos que se repetem com frequência também ganham interpretações no campo espiritual. Para a Rede Onda Digital, de acordo com Babalorixá Marcelo Souza, há 14 anos, em Manaus, 7 anos iniciado em Palo Mayombe, na Venezuela, nas religiões de matrizes africanas, essas experiências durante o sono podem representar mensagens do plano espiritual ou do próprio subconsciente, indicando questões não resolvidas, aprendizados necessários ou até registros de outras existências.

“Ori significa cabeça, a consciência espiritual e o destino da pessoa, a comunicação dos ancestrais, que nós chamamos de alguns, que são vidas passadas. Elas sentar ou lembrar de algo não resolvido lá no passado que se recorda. Que ocorre no presente é nesse espírito que habitua esse corpo hoje de uma pessoa. Então pode ser também aviso dos orixás, sobretudo sonhos que trazem símbolos como água, estrada, mata, fogo. Várias vezes a gente pode sonhar se afogando, pode sonhar que estava sentado num rio, ou que um cachorro mordeu, um sapo apareceu, uma serpente mordeu, como geralmente isso acontece. Então esses laços energéticos são abertos com pessoas do passado, com as do presente, certo, e essa relação é mal encerrada ou de promessas de espíritas cumpridas é o que que leva a isso”, explicou.

Entre as principais interpretações para sonhos recorrentes está a possibilidade de mensagens da alma ou de mentores espirituais. Nessas situações, os sonhos funcionariam como alertas insistentes sobre comportamentos que precisam ser revistos, decisões importantes ou acontecimentos futuros que exigem atenção.

“Isso é muito levado a sério nas tradições afro-brasileiras, pois esses recados espirituais quando vem são através do sonho que se repete com clareza, a mensagem é simbólica ou mais consciente. A pessoa acorda com forte emoção, sensação de realidade. É quase que comum nós sonharmos e termos esses tipos de espasmos ou pesadelos dessa forma. O sonho vem antes de acontecimentos importantes, muitas vezes a gente sonha e em seguida acontece algo. É como se fosse um certo aviso ali do anjo da guarda da pessoa, certo”, disse.

Outro ponto que pode ser colocado em vista são as influências energéticas, sonhos com perseguição, fuga, rostos e figuras que assombram, que fazem acordar com um peso emocional.

“Essas influências energéticas elas quando vem, por exemplo, você passa pelo um pesadelo ali ou algo que te suga como um sonho que tá sendo consumido por alguém ou você sonha fazendo sexo com alguém. Por exemplo, no dia seguinte, há um cansaço extremo ao acordar, uma sensação de peso, medo, pressão. Os sonhos de perseguição: queda de lugares escuros ou aprisionamento, também traz essa energia negativa. Isso tudo para nós é visto como negativo então nesses casos a gente fala que há um encosto espiritual como os antigos nossas bisavós avós falam falavam né”, frisou.


Saiba mais: 

Do “espectro” às constelações: ciência questiona modelo atual do diagnóstico do autismo

Carnaval 2026: confira os acessórios e tendências que prometem dominar a folia


Como prática, recomenda-se a prece antes de dormir, pedindo proteção e amparo espiritual, além da vigilância constante sobre pensamentos e atitudes no cotidiano. Outra orientação é observar as emoções despertadas pelo sonho, como medo, saudade ou alívio, buscando compreender a mensagem por trás da repetição.

“A carga energética negativa desequilibra o ori (cabeça). A pessoa fica muito ansiosa, depressiva, com a cabeça muito atordoada, então é um desequilíbrio do ori, a falta de proteção espiritual. Para quem é da religião afro-brasileira tem que tomar banho, lavar a cabeça, tomar um bom banho, que é uma limpeza espiritual, e para quem não é (da religião), seguir Deus na igreja com frequência, não só aos domingos, mas desde sempre que possível para poder dormir tranquilo acordar tranquilo e manter o espírito ali brando”, pontuou o Babalorixá.

Medicina 

Segundo o professor da Universidade de Brasília (UnB) Nonato Rodrigues, especialista em medicina do sono, sonhos repetitivos representam, normalmente, algo impactante vivido em algum momento da vida ou durante um período. De acordo com o médico, estresses pós-traumáticos são a causa mais comum dos sonhos repetitivos.

“Estresse pós-traumático não necessariamente precisa ser um evento catastrófico. Tem pessoas que foram maltratadas pelo pai ou pela mãe na infância, por exemplo, ou aquelas que sofreram na escola quando eram pequenas. Tudo isso pode desencadear um estresse pós-traumático”, diz o médico, para o G1.

Psicanálise

A psicanálise enxerga esses sonhos como uma janela simbólica para o inconsciente. Para essa linha de estudo, o conteúdo repetido pode ser um “convite” da mente para refletir sobre conflitos internos mais profundos. Entender o que as imagens oníricas significam exige observar as emoções que elas evocam mais do que o enredo literal.

Os sonhos repetidos são entendidos como sinais de conflitos internos que ainda não foram elaborados. Eles surgem quando o inconsciente insiste em trazer à tona experiências dolorosas, traumas ou desejos reprimidos, numa tentativa de dar sentido ao que permanece mal resolvido.

“O conteúdo inconsciente que tenta acessar a consciência, para a psicanálise, muitas vezes vem na forma dos sonhos. […] Os temas se tornam frequentes no conteúdo dos sonhos, tentando de algum modo passar a mensagem de que é preciso analisar este sonho para que o conteúdo inconsciente presente nele seja elaborado”, explica Angélica de Lucas Gavaldão, professora de psicologia da Universidade Católica de Brasília (UCB), ao G1.

Baseado no conceito de “compulsão à repetição”, formulado por Sigmund Freud, esse tipo de sonho indica que o psiquismo revive situações angustiantes como forma de tentar dominá-las ou compreendê-las. Cenários recorrentes, como perseguições, quedas ou perdas, costumam ter valor simbólico e refletem medos, inseguranças e sentimentos de culpa presentes na vida real.

Como decifrar os sonhos

Para compreender as mensagens dos sonhos você precisa ter atenção com os detalhes. Porém, é comum não lembrar com clareza algumas partes dos sonhos, não é?

Após acordar, não levante da cama, fique deitado(a) com os olhos fechados refletindo sobre as imagens visualizadas no sonho. Esse exercício exige treino e dedicação; com o tempo você conseguirá recordar de todas as etapas do sonho, então não desista!

Agora que você sabe como lembrar dos elementos, o ideal é anotá-los em um caderno para, em seguida, fazer uma análise. A descrição do sonho deve ser livre de julgamentos, assim, não importa o teor do sonho, anote todos os detalhes!

Como os sonhos são bastante íntimos, a interpretação deles depende de você. Livros sobre sonhos podem ser consultados para facilitar a compreensão ou entrar em contato com um profissional adequado para qualquer tipo de interpretação.

Os sonhos e seus mistérios

Entender por que a mente repete cenas durante o sono é um dos desafios ainda em aberto da ciência, mas a convergência entre medicina, neurociência e psicologia começa a dar pistas valiosas sobre o que esses sonhos podem dizer sobre nossa vida emocional e mental.

Embora estes sonhos recorrentes possam ser desconfortáveis ou intrigantes, raramente indicam um problema de saúde mental grave por si só. Eles se tornam preocupantes quando vêm acompanhados de insônia persistente, angústia intensa ou comprometimento da rotina. Nesses casos, conversar com um profissional adequado pode ajudar a interpretar melhor o significado dessas experiências internas.