As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2
Dormir de cabelos molhados causa gripe? Especialista esclarece mitos e verdades sobre a Influenza

Dormir de cabelos molhados causa gripe? Especialista esclarece mitos e verdades sobre a Influenza

Dr. Noaldo Oliveira De Lucena cedeu entrevista à Rede Onda Digital para desvendar as questões mais frequêntes sobre o tema

Quem nunca secou o cabelo às pressas ou evitou lavá-los à noite para não pegar gripe? Com certeza, todo mundo, principalmente as mulheres. Mas será que isso realmente pode causar gripe? Ou será que, em algum momento você achou que gripe e resfriado são iguais pela semelhança de sintomas? O médico infectologista Noaldo Oliveira de Lucena explica que, na verdade, muito do que se fala por aí não faz parte da realidade científica.

Veja abaixo o que é mito e o que é verdade sobre gripe, segundo o médico:

Ficar com o cabelo molhado ou pegar friagem causa gripe?

O médico explica que, os cabelos molhados em si não são fatores determinantes para causar gripe.

“Cabelos molhados ou “friagem” dependerá de uma maior ou menor sensibilidade do aparelho respiratório de cada um. Como explicado, o frio dificulta mais a chegada de componentes do sistema imunológico”, esclarece o infectologista.

Gripe e resfriado são a mesma coisa?

Segundo o infectologista, a resposta é NÃO! Principalmente pela diferença dos vírus e durabilidade dos sintomas.

“O resfriado é causado por vírus – rinovírus, adenovírus, parainfluenza, entre outros – com quadro clínico mais leve e de duração mais limitada – de 5 a 10 dias. Gripe é causada pelos vírus influenza A e B, principalmente com quadro mais grave e duração mais demorada de 7 a 14 dias aproximadamente com duração média de 10 dias”, explica Noaldo.


Leia também:

Brasil retoma status de país livre da gripe aviária após conter foco da doença no RS

Gripe e resfriado: saiba a diferença e cuidados com a saúde


Chás, vitamina C e alimentos naturais ajudam a curar a gripe?

Os alimentos que contém vitamina C podem auxiliar na prevenção da Influenza.

“Na verdade a vitamina C é uma vitamina que reforça o sistema imunológico. Chás, especialmente quentes, melhoram as condições respiratórias promovendo maior aporte de sangue e componentes do sistema imunológico responsáveis pela eliminação dos vírus. Alimentos naturais e, portanto, menos processados que industrializados, podem conter maior quantidade de vitaminas e sais minerais”, explica ele.

É verdade que a gripe só acontece no inverno?

Segundo o infectologista, no inverno a tendência é maior, mas pode acontecer em quaisquer estações do ano.

“A gripe tem um predomínio maior no inverno por ser de transmissão através de gotículas, ou seja, partículas, que são maiores que 5 micras e necessitam de maior proximidade física – em torno de 1,5m. As pessoas tendem a se aglomerar mais, quer seja pelo frio ou pela chuva”, detalha ele.

Sobre a Influenza no Amazonas

Um relatório divulgado pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS‑RCP), mostrou que no período de 1º de janeiro a 16 de agosto de 2025, foram registrados 48 óbitos por vírus respiratórios. Destes, 21 foram causados por influenza A, e 2 por influenza B. Por isso, é importante após sintomas, procurar um médico o quanto antes.