Quando a menopausa chega geralmente entre os 45 e 50 anos o corpo feminino passa por uma verdadeira transformação. E não estamos falando apenas das famosas ondas de calor ou das mudanças no ciclo menstrual. A pele, os cabelos, as unhas e até a distribuição da gordura corporal sofrem alterações visíveis, resultado direto da queda na produção de estrogênio.
A redução desse hormônio interfere na produção de colágeno e na capacidade do organismo de reter água, deixando a pele mais fina, seca e flácida. Linhas finas, rugas, perda de contorno facial e unhas frágeis tornam-se queixas frequentes, muitas vezes levando as mulheres primeiro ao dermatologista, antes mesmo do ginecologista.
Principais sintomas da menopausa
Ciclo menstrual irregular, fluxo escasso ou, às vezes, hemorragias, ondas de calor (fogachos), principalmente no rosto e pescoço, ressecamento vaginal, dor durante a relação sexual e diminuição da libido, dificuldade para urinar ou escapes urinários e irritabilidade, choro fácil, ansiedade e depressão, alterações no sono e perda de memória, mudanças na pele, cabelos e unhas, que ficam mais frágeis, redistribuição de gordura corporal, concentrando-se mais no abdômen e perda de massa óssea (osteopenia e osteoporose)
Leia mais:
Saiba como preservar a massa muscular com a alimentação e evitar a sarcopenia
Frutas no café da manhã são aliadas da pele firme e saudável; saiba mais
Por que a pele muda tanto nessa fase?
Além das rugas e da perda de elasticidade, a pele passa a ter um pH mais alcalino, o que favorece o surgimento de fungos, bactérias e infecções. Segundo a dermatologista Gabriella Albuquerque, “há uma queda nos fatores hidratantes naturais e na formação do manto lipídico da pele, fragilizando a barreira cutânea e aumentando a chance de inflamações e manchas”.
O que pode ajudar?
Adotar hábitos saudáveis é essencial. A dermatologista Patricia Fabrini ressalta que manter um estilo de vida ativo com musculação, corrida ou yoga estimula a produção de colágeno e ajuda a minimizar os efeitos das mudanças hormonais. Além disso, uma alimentação rica em magnésio, ferro e vitamina D contribui para a saúde da pele e melhora a disposição.
Ajustes na rotina de cuidados
Evite sabonetes agressivos e banhos muito quentes, use hidratantes com ácido hialurônico e ceramidas, opte por produtos com pH ácido (entre 3,5 e 4,5), inclua antioxidantes, como vitamina C, na rotina de skincare, principalmente pela manhã.
A menopausa pode ser desafiadora, mas com atenção ao corpo e pequenos ajustes no dia a dia, é possível atravessar essa fase com mais bem-estar, autoestima e saúde. Quer que eu organize esse texto em formato de post para redes sociais? É só pedir!