Da rabanada ao peru: veja o que não pode faltar na ceia de Natal dos amazonenses

Foto: Pixabay
Dezembro chegou e as famílias amazonenses já começam a pensar nas comidas para garantir uma ceia repleta de amor, tradição e muita coisa gostosa para a noite de Natal. E se tem algo que brasileiro adora, é discutir sobre comida.
Na mesa de Natal, algumas estrelas aparecem todo ano e sempre rendem assunto como a farofa bem temperada, que chega crocante e é disputada entre os convidados; o arroz com e sem passas, responsável por dividir famílias inteiras e causar polêmica antes do preparo e, claro, a famosa taça da felicidade, aquele doce em camadas que mistura morango, uva, pêssego e kiwi formando uma explosão de sabores irresistível que ninguém consegue esperar até o “Feliz Natal!” para atacar.
Pensando nas delícias do Natal, saímos às ruas para descobrir quais pratos são considerados sagrados na mesa natalina. As respostas vão de surpreendentes, emocionadas e, em alguns casos, deliciosamente polêmicas.
Leia mais
Mickey no Brasil? Curitiba recebe maior projeto natalino da Disney já realizado no país
VÍDEO: Árvore de Natal cai em frente ao Teatro Amazonas e deixa pessoas presas
Entre os entrevistados, o ex-vereador William Lauschner, conhecido como William Alemão, foi direto: na ceia dele, a rabanada feita pelo sogro é indispensável. E a sobremesa? Fica por conta da esposa, que prepara a já tradicional torta de farinha láctea.

Eron Esquerdo e Michelle Barbosa também comentam sobre o que não pode faltar na ceia de Natal. Eron é categórico ao dizer que o pernil é o queridinho dele. Já Michelle destaca o panetone e a sobremesa como essenciais para ela.
No entanto, Eron diz que os pratos polêmicos da família são lagarto e salpicão, porque Michele revela não gostar.

Os influencers Carla Evellyn e Rodrigo Souza também revelam suas preferências natalinas. Para eles, lasanha e pudim não podem faltar na mesa. Quando o assunto é doce, Carla não é muito fã, mas diz que abre uma exceção para o mousse de cupuaçu. Eles aproveitam para dizer o que dispensariam da ceia: salpicão, uva-passa e panetone de frutas, deixando claro que chocotone é muito melhor.
Para a diretora de jornalismo da Rede Onda Digital, Ingrid Formoso, o que não pode faltar na ceia de Natal é o tradicional peru. Para a sobremesa, ela prefere opções feitas com abacaxi, especialmente a clássica sobremesa mosaico de gelatina.

A amazonense Emanuelle Passos diz que sua ceia não pode faltar uma farofa bem temperada, prato típico e muito apreciado por ela e sua família. Quanto à sobremesa, ela escolhe a taça da felicidade, destacando que, apesar de calórica, é uma opção saborosa e relativamente saudável.

O empresário Giovani Hobold conta que o prato preferido para a ceia de Natal é a costela gaúcha assada na brasa. A sobremesa escolhida da família também é a Taça da Felicidade. Entre os pratos polêmicos, Giovanni menciona o bacalhau, que sempre gera discussões, porque alguns não gostam de azeitona, outros apreciam, mas, no fim das contas, nunca sobra nada.
Para encerrar com muito amor, Rosineuza Parente deixou uma mensagem especial sobre o Natal. Para ela, mais importante do que qualquer alimento é a gratidão pelo momento e pelas pessoas reunidas. Ela destaca que o verdadeiro sentido da celebração é o renascimento e pede que esse renascer floresça no coração de cada família, fortalecendo a aliança de amor ao redor da mesa.
Para Rosineuza, o que não pode faltar na ceia é gratidão e união e que isso é o significado maior do Natal.
Assista à matéria completa:






