Neste domingo, estreia no canal HBO e no serviço de streaming Max a segunda temporada da série The Last of Us. Baseada em uma série de video games de mesmo nome, a trama se passa em um mundo destruído por uma infecção causada por um fungo, que transforma pessoas em zumbis. Nesse cenário violento e cruel, uma adolescente de 14 anos, Ellie, parte em uma jornada com o misterioso Joel. Apesar das diferenças, ambos criam um laço forte, como o de pai e filha.
The Last of Us foi amplamente aclamada pela crítica, mas não é a primeira produção cinematográfica ou televisiva baseada em videogames a fazer sucesso. É verdade que adaptações de jogos para as telas existem há bastante tempo, mas somente nos últimos dez anos essas produções têm apresentado maior qualidade, conquistando não só os fãs dos games, mas também um público que jamais teve contato com jogos eletrônicos, mas que se envolve com as histórias na tela.
Confira outras boas produções baseadas em videogames para você maratonar em casa.
Fallout

Com uma premissa semelhante à de The Last of Us, Fallout se passa em um mundo devastado por uma guerra nuclear. Antes da queda das primeiras bombas, pessoas ricas e influentes conseguiram se proteger em abrigos subterrâneos de luxo, onde surgiram verdadeiras civilizações, cada uma com suas próprias leis e modos de vida.
A história ganha forma quando uma jovem decide sair de um desses abrigos em busca do pai desaparecido, descobrindo um mundo deserto e brutal na superfície. Repleta de cenas de ação, violência e muita brutalidade, a produção consegue captar com assustadora fidelidade o universo do game. Fallout está disponível no Amazon Prime Video, com uma temporada até o momento.
The Witcher

O game de fantasia The Witcher foi inspirado nos livros homônimos do escritor polonês Andrzej Sapkowski. As aventuras do bruxo Geralt de Rívia, um caçador de monstros, se tornaram um grande sucesso e deram origem à série produzida pela Netflix.
Com Henry Cavill no papel principal, a série conseguiu captar com maestria a beleza e os detalhes do universo medieval presente nos jogos, desde os cenários até os monstros e batalhas.
Apesar da fidelidade que agradou os fãs, a popularidade da série caiu a partir da terceira temporada, quando Henry Cavill deixou a produção devido a divergências criativas com os produtores. Ainda assim, a quarta temporada tem estreia prevista para 2025, sem data definida.
Halo

O jogo de tiro desenvolvido pela Microsoft é um prato cheio para quem gosta de ação e ficção científica. Baseada no game de guerra, a série Halo traz como protagonista o soldado Master Chief, membro do esquadrão Spartans II, que enfrenta a raça alienígena Covenant no século XXVI.
A série foi bem recebida, especialmente por explorar a personalidade do protagonista. Com apenas uma temporada até agora, Halo conquistou o público com suas boas cenas de combate. Está disponível no Paramount+.
Castlevania

Castlevania é uma série animada com estilo visual próximo ao dos animes japoneses. Apesar de ser uma animação, a produção é sombria, violenta e definitivamente não indicada para crianças.
A história retrata a luta secular entre o Conde Drácula e o Clã Belmont, uma família destinada a caçar vampiros e monstros. Ambientada em 1476, a série é protagonizada por Trevor Belmont, que se une à feiticeira Sypha Belnades e ao filho de Drácula, Alucard, em uma jornada para destruir o vampiro de uma vez por todas.
Com cenas intensas e batalhas bem coreografadas, Castlevania foi encerrada após quatro temporadas, todas disponíveis na Netflix.
Cuphead – O Show

Outra animação da Netflix, desta vez voltada ao público infantil, Cuphead – O Show é uma excelente opção para toda a família. Os protagonistas são os irmãos Xicrinho e Caneco, garotos com cabeça de xícaras que se aventuram por um mundo lúdico e cheio de desafios.
Com arte inspirada nas animações dos anos 1930, Cuphead aposta em piadas leves, episódios independentes e um humor inocente e divertido. A série conta com três temporadas disponíveis na plataforma.