A pele oleosa atinge muitos brasileiros, principalmente pelo clima tropical com maior quentura e umidade, onde a pele costuma produzir mais suor e sebo. Segundo a médica dermatologista Dra. Marcele Trindade, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, são muitos os fatores que contribuem para a pele oleosa.
“Diversos fatores interferem na oleosidade da pele: a genética, o clima, os cuidados com a pele, a limpeza da pele e a alimentação”, diz ela.
A pele costuma ficar oleosa por conta do aumento da produção de sebo pelas glândulas sebáceas, que em excesso deixa a pele mais brilhante e pegajosa, causando certo incômodo no dia a dia.

Leia também:
Páscoa: veja dicas para economizar nas compras deste feriado
Crise de ansiedade: veja dicas de como agir para aliviar os sintomas
Como cuidar da pele oleosa?
Os cuidados com a pele oleosa devem ser feitos religiosamente todos os dias, durante o famoso “skin care”. Produtos que tenham ação antioleosidade são importantes.
“A pele oleosa deve ter uma rotina de cuidado semelhante aos outros tipos de pele, porém os produtos são com ativos diferentes. Os ativos devem ter composição matte para deixar a pele mais sequinha, adstringentes, ácidos que causam diminuição da produção sebácea, como o ácido salicílico e hidratantes matte em forma de sérum, para que não tenha o aumento da oleosidade. Mas ela deve ser limpa, deve ser utilizado o hidratante, utilizar um outro creme de tratamento, vitamina C e o filtro solar”, enfatiza a médica dermatologista.
Fotos ilustrativas