A cantora Claudia Leitte participou da abertura do Carnaval de Salvador 2025, nesta quinta-feira (27/2) no Circuito Osmar, no Campo Grande. Uma parte do público aplaudiu a apresentação da artista, mas ela não escapou de vaias após se envolver em uma polêmica onde está sendo acusada de intolerância religiosa, após a mudança na letra da música ‘Caranguejo (Cata Caranguejo)’, tirando o nome de Iemanjá da letra e trocando o verso por “só louvo meu Rei Yeshua”.
A cena ocorreu quando o músico Carlinhos Brown, ao comandar o evento, puxou versos de “Bola de Sabão”, sucesso da época em que a cantora fazia parte do grupo Babado Novo. A situação se intensificou após o cantor anunciar o nome da artista, quando o volume das vaias aumentou significativamente.
A situação causou a reação dos internautas. “Se ela é evangélica, tá fazendo o que cantando no Carnaval?”, quis saber Mônica Bastos. “Triste fim… Ganhou fama e dinheiro no AXÉ e agora escolheu negar e apagar o axé em favor do neopentecostalismo dos pastores”, apontou João Salomão. “Tomou foi pouca vaia!”, observou Diogo Bacellar.
Veja vídeos:
Polêmicas
Evangélica, recentemente Claudia Leitte causou polêmica ao trocar o nome da orixá “Iemanjá” por “Yeshua” – que significa Jesus em hebraico – em uma de suas músicas de seu repertório, Caranguejo. A cantora chegou a ser investigada pelo Ministério Público da Bahia (MPBA) por racismo e intolerância religiosa. Em dezembro, em meio a treta, ela se pronunciou.
“Daqui do meu lugar de privilégio, o racismo é uma pauta que deve ser discutida com a devida seriedade, e não de forma superficial”, disse. A cantora prosseguiu: “Prezo muito pelo respeito, pela solidariedade e pela integridade. Não podemos negociar esses valores de jeito nenhum, nem os jogar ao tribunal da internet. É isso”, reforçou Claudia Leitte.
Além disso, também repercutiu um desentendimento entre a cantora e Ivete Sangalo. No mês passado, as duas artistas deixaram de se seguir nas redes sociais, mas a suposta treta entre elas é bem mais antiga. A colunista Fábia Oliveira, do Metrópoles, descobriu, na ocasião, que Ivete teria falado mal de Claudia pelas costas, o que teria irritado muito a carioca naturalizada baiana.