No último fim de semana, o município de Parintins (a 369 quilômetros de Manaus) registrou volume de chuvas de 180 milímetros, nível considerado preocupante pelo presidente do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário do Amazonas (Idam), Thomás Sanches, e a previsão é que a cheia deste ano atinja outro recorde.
“Tivemos uma enchente muito volumosa no ano passado, e isso nos preocupa do ponto de vista das tomadas de decisão”, avaliou. “As nossas equipes das unidades locais do interior estão de sobreaviso, acompanhando as determinações do governo do estado e da Defesa Civil para fazer esse levantamento e tentar diminuir o impacto nas famílias da zona rural”.
De acordo com o chefe da Defesa Civil do município, Adriano Aguiar, o nível dos rios chegou a 8,29 metros nesta segunda-feira (4), um centímetro a mais do que o registrado no mesmo dia do ano passado.
Leia mais:
Outro motivo de preocupação é são os prejuízos na produção rural. “A partir do momento em que temos diminuição da produção, os preços ficam mais caros e pode ocorrer um desabastecimento do mercado local”, explicou Sanches.
O presidente do Idam informou que equipes do órgão estão fazendo um levantamento nas comunidades e, até o final da manhã desta terça-feira (5), terão informações precisas sobre as perdas.