As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2

Tony Medeiros apresenta PL que determina pedido de desculpas por extermínio de indígenas

Tony Medeiros apresenta PL que determina pedido de desculpas por extermínio de indígenas

Parlamentar também apresentou projeto sobre ensino de história indígena em escolas. Foto: Rodrigo Brelaz

O deputado Tony Medeiros (PL) apresentou, nesta quarta-feira (13), projeto de lei (PL) que determina a apresentação de um pedido formal de desculpas do governo do estado e da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) pelos excessos cometidos contra indígenas e seus descendentes no processo de colonização.

“Vejo uma urgência em revermos a situação dos povos indígenas do estado. Já vivemos um momento diferenciado. Mas para os povos indígenas, parece que a situação está pior do que quando os conquistadores chegaram na região“, argumentou o parlamentar.

Leia mais:

Aleam tem “sessão relâmpago”em véspera de ponto facultativo

Em ritmo de pré-campanha, deputados “somem” do plenário da Aleam

 

Medeiros lembrou o que chama de “decretação da guerra do extermínio” para fundamentar o projeto. “A tribo só tinha uma escolha. Ou se rendia ou era exterminada. E tivemos várias tribos exterminadas por causa desse decreto, como os muras no Amazonas“.

O deputado apresentou outros projetos com foco na população indígena, como o que prevê o reconhecimento da contribuição dos povos indígenas (danças, lendas e costumes) à cultura local. Medeiros também pretende tornar obrigatório o ensino da história dos indígenas nas escolas.

“Não podemos fechar os olhos. Tem alguma coisa de errado. Se avaliarmos a formação étnica do povo brasileiro, o índio continua na mesma situação. A educação é a única forma que temos para corrigir as desigualdades“, afirmou.