Saiba como combater o inchaço e evitar a retenção de líquidos

(Foto: Reprodução/Internet)
Muitas pessoas sofrem com o incômodo da retenção de líquidos, que pode resultar em inchaço nas pernas, tornozelos, mãos e barriga. A coordenadora de Nutrição e Dietética do São Cristóvão Saúde, Cintya Bassi, explica que o problema ocorre quando há acúmulo de líquidos nos tecidos, causado pela lentidão na circulação e outros fatores, como falta de movimentação, estresse e menstruação.
Uma forma simples de perceber a retenção é quando, ao retirar meias ou sapatos, ficam marcas visíveis na pele, deixadas pelos elásticos. Cintya recomenda que quem passa o dia sentado faça pequenas pausas para movimentar as pernas, facilitando a circulação.
Leia mais:
VÍDEO: Manifestante é retirado à força por seguranças enquanto protesta contra escala 6×1 na Câmara
VÍDEO: Mulher tem mal súbito e morre enquanto treinava em academia, na BA
Muitas pessoas acreditam que beber menos água ajude, a nutricionista esclarece que a hidratação é essencial. Beber cerca de 35 ml de água por kg de peso corporal por dia ajuda a eliminar toxinas e prevenir a retenção. Já alimentos ricos em sal, como embutidos e fast foods, contribuem para o inchaço, pois o corpo retém água para diluir o excesso de sódio.
Por outro lado, alimentos probióticos, como iogurtes, e frutas com alto poder diurético, como melancia, melão, abacaxi e pera, podem ajudar a combater o inchaço. Estes alimentos, ricos em nutrientes como potássio, magnésio e vitaminas do complexo B, favorecem a eliminação de líquidos e toxinas, contribuindo para a renovação do corpo.

Leia mais em Geral

Acidente deixa trânsito lento na Avenida das Flores, em Manaus
05 de set. de 2025

Renato Jr elogia Aryel após aparição com Omar Aziz agitar bastidores
04 de set. de 2025

TRE-AM cassa vereador por fraude na cota de gênero, mas ele segue no cargo em Presidente Figueiredo
03 de set. de 2025

Internet explode no Amazonas e chega a mais de 91% dos lares
25 de jul. de 2025

Não é só o Brasil, Trump puxa briga com Obama, Coca e NFL
21 de jul. de 2025

Verão amazônico exige atenção redobrada com o corpo e a pele, alertam especialistas
19 de jul. de 2025