
Saiba como combater o inchaço e evitar a retenção de líquidos
Muitas pessoas sofrem com o incômodo da retenção de líquidos, que pode resultar em inchaço nas pernas, tornozelos, mãos e barriga. A coordenadora de Nutrição e Dietética do São Cristóvão Saúde, Cintya Bassi, explica que o problema ocorre quando há acúmulo de líquidos nos tecidos, causado pela lentidão na circulação e outros fatores, como falta de movimentação, estresse e menstruação.
Uma forma simples de perceber a retenção é quando, ao retirar meias ou sapatos, ficam marcas visíveis na pele, deixadas pelos elásticos. Cintya recomenda que quem passa o dia sentado faça pequenas pausas para movimentar as pernas, facilitando a circulação.
Leia mais:
VÍDEO: Manifestante é retirado à força por seguranças enquanto protesta contra escala 6×1 na Câmara
VÍDEO: Mulher tem mal súbito e morre enquanto treinava em academia, na BA
Muitas pessoas acreditam que beber menos água ajude, a nutricionista esclarece que a hidratação é essencial. Beber cerca de 35 ml de água por kg de peso corporal por dia ajuda a eliminar toxinas e prevenir a retenção. Já alimentos ricos em sal, como embutidos e fast foods, contribuem para o inchaço, pois o corpo retém água para diluir o excesso de sódio.
Por outro lado, alimentos probióticos, como iogurtes, e frutas com alto poder diurético, como melancia, melão, abacaxi e pera, podem ajudar a combater o inchaço. Estes alimentos, ricos em nutrientes como potássio, magnésio e vitaminas do complexo B, favorecem a eliminação de líquidos e toxinas, contribuindo para a renovação do corpo.
Leia mais em Geral

Internet explode no Amazonas e chega a mais de 91% dos lares
25 de jul. de 2025

Não é só o Brasil, Trump puxa briga com Obama, Coca e NFL
21 de jul. de 2025

Verão amazônico exige atenção redobrada com o corpo e a pele, alertam especialistas
19 de jul. de 2025

Vazante pode trazer de volta o desafio da logística para Manaus
18 de jul. de 2025

Cruzeiro vence Fluminense e vira líder do Brasileirão
17 de jul. de 2025

“Se for chorar mandar audio”: brasileiros vão às redes sociais de Trump protestar contra tarifaço
10 de jul. de 2025