As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Assista a TV 8.2

Em Manaus, rainha Diambi Kabatusuila fortalece parcerias culturais com a África

Diambi Kabatusuila é a autoridade tradicional e cultural entre os Bakwa Luntu
04/12/25 às 07:30h
Em Manaus, rainha Diambi Kabatusuila fortalece parcerias culturais com a África

Foto: Divulgação

A rainha Diambi Kabatusuila, líder tradicional dos Bakwa Luntu, povo ligado ao histórico Reino de Luba, na região da atual República Democrática do Congo, na África Central, veio a Manaus nesta quarta-feira (03/12) para ampliar a troca de conhecimentos e desenvolver o intercâmbio cultural entre a África e o Brasil, sobretudo na capital amazonense.

No encontro, o assessor técnico da área de Relações Institucionais e Promoção da Igualdade Racial (Semuripir), vinculada à Casa Civil, Christian Rocha, presenteou a rainha com um exemplar da Constituição Brasileira, e elencou ações que a atual gestão tem realizado com o objetivo de combater o racismo e executar medidas que busquem a igualdade de forma transversal.

Já a assessora técnica da Promoção da Igualdade Racial, Karla Jamilly, também celebrou o encontro e ressaltou os caminhos que a prefeitura tem percorrido para promover a igualdade racial e fortalecer o intercâmbio cultural com o continente africano.

“Estamos atuando com políticas públicas entregues na ponta da sociedade. Temos várias frentes que a prefeitura está trabalhando a promoção da igualdade, quando atende a população preta, parda, indígena e quilombola, quando entrega educação, além de letramento, recorte racial”, compartilhou Karla.

Foto: Divulgação

Leia mais

COP30: Rainha da Dinamarca visita ilha em Belém e abraça samaumeira

Rainha do exagero? Mariah Carey exige 200 cabides em show no The Town


A rainha Diambi Kabatusuila é a autoridade tradicional e cultural entre os Bakwa Luntu. Ela também é fundadora da organização humanitária internacional sem fins lucrativos que trabalha para melhorar a vida de comunidades na África.

Foto: Divulgação

A majestade agradeceu a recepção da Prefeitura de Manaus e falou que a igualdade racial deve ser alcançada com a participação de toda a sociedade e seus representantes.

“Foi um dia muito especial, minha primeira vez em Manaus. Vim aqui na casa do povo e fui recebida com muito carinho e respeito. Estou muito emocionada por ver o trabalho da prefeitura para promover a inclusão. São ações que não tem em outros lugares do Brasil”, observou.