As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Assista a TV 8.2

Hospital Francisca Mendes avança em reforma e ganha novas unidades especializadas

Entrega inclui Hospital Dia, Clínica de Cardiologia II e novo laboratório, totalizando 49 leitos reformados e ampliando capacidade de exames e atendimento
03/12/25 às 14:25h
Hospital Francisca Mendes avança em reforma e ganha novas unidades especializadas

Foto: Divulgação

A primeira etapa da reforma da Fundação Hospital do Coração Francisca Mendes (FHCFM), referência em cardiologia no Norte do país, foi entregue, nesta quarta-feira (03/12), pelo governador Wilson Lima.

Foram entregues o Hospital Dia, a Clínica de Cardiologia II e o laboratório de análises clínicas, todos completamente revitalizados, ampliados e adaptados para atendimento especializado. A unidade está passando pela maior intervenção de sua história, após 26 anos de funcionamento.

Hospital Francisca Mendes avança em reforma e ganha novas unidades especializadas
Foto: Divulgação

O governador Wilson Lima afirmou que o estado está investindo algo em torno de R$ 45 milhões, incluindo a parte estrutural, a parte física do prédio, de reforma, de construção e a aquisição de novos equipamentos.

No Hospital Dia e na Clínica de Cardiologia II, a entrega soma 49 leitos novos e reformados, reorganizando fluxos, ampliando áreas assistenciais e elevando o padrão de segurança, conforto e humanização. O laboratório de análises clínicas, agora totalmente modernizado, vai dobrar sua capacidade de 60 mil para 120 mil exames mensais, com boxes de coleta adaptados, novos ambientes técnicos e condições ideais para ampliar a precisão diagnóstica.

Hospital Francisca Mendes avança em reforma e ganha novas unidades especializadas
Foto: Divulgação

Segundo o governo, esses setores modernizados já permitem ampliar a capacidade do laboratório, que “sai de uma capacidade de 2 mil exames-dia para 4 mil”. O reflexo no atendimento é significativo: antes, “um paciente esperava, em média, um ano para fazer um cateterismo aqui no Francisca Mendes. Hoje o prazo é de uma semana”.

Veja vídeo:

Durante coletiva de imprensa, o governador destacou que a modernização reforça o objetivo de ampliar o acesso e reduzir o tempo de espera para procedimentos cardíacos.

Hospital Francisca Mendes avança em reforma e ganha novas unidades especializadas
Foto: Divulgação

“Tivemos um salto significativo no Hospital Francisca Mendes. O nosso objetivo inicial, primeiro, era reduzir o tempo de espera dos pacientes, porque isso era mais importante naquele momento, diminuir principalmente a fila de crianças que esperavam por um procedimento cirúrgico, cardíaco. E agora passamos para um processo de modernização, para garantir mais conforto para esse paciente e dar melhores condições de trabalho para os profissionais que estão aqui”, afirmou o governador.

O novo laboratório de análises clínicas representa um avanço estrutural e tecnológico fundamental. Além da capacidade ampliada, passa a operar com cinco boxes de coleta, incluindo pediátrico e PCD, áreas específicas para microbiologia, parasitologia, urinálise e diagnóstico, além de sala administrativa e almoxarifado. A nova estrutura possibilita maior precisão nos resultados e maior velocidade na entrega dos exames, beneficiando pacientes adultos e pediátricos.

Veja vídeo:


Leia mais

Amazonas reduz mortalidade por Aids em 20,7% em dez anos, aponta Ministério da Saúde

Implanon será ofertado como método contraceptivo em unidades de saúde em Manaus


Entrega total para 2026

Com a entrega desta fase, o hospital mantém seu funcionamento pleno, garantindo continuidade da assistência durante a obra. A segunda etapa, que já está em execução, prevê nova recepção com capacidade para 200 pessoas, reforma completa do heliponto, ampliação do estacionamento, revitalização da fachada, climatização dos ambientes ampliados e a construção da terceira Clínica Cardiológica. A previsão é de que todo o complexo modernizado seja entregue no primeiro trimestre de 2026.

Veja o vídeo:

Além do Francisca Mendes, o governador detalhou intervenções em andamento no Complexo Hospitalar Sul. Segundo ele, as mudanças incluem ainda digitalização completa dos processos: “não vai ter mais enfermeiro lá com prancheta na beira do leito, lá do paciente, agora vai ser tudo no BIP, cada paciente vai receber uma pulseirinha”.

Protocolos e tecnologias semelhantes estão sendo implantados no Platão Araújo, além de avanços no João Lúcio e no Joãozinho, que “ainda está nessa fase de transição”.

Telemedicina e nova plataforma de dados

O governador afirmou que não recebeu nenhuma reclamação sobre o médico 24 horas, destacando que o serviço está funcionando bem. Além disso, anunciou que o governo vai lançar uma plataforma da saúde em tempo real, que permitirá que população, órgãos de controle e imprensa, “acompanhem os números da saúde do Amazonas em tempo real”.

Veja vídeo: