Na noite de quarta-feira, 18/09, o X (antigo Twitter), publicou uma nota informando que o serviço na plataforma de mídia social foi restaurado de maneira “inadvertida e temporária” no Brasil após uma mudança no provedor de rede da empresa.
“Quando o X foi desativado no Brasil, nossa infraestrutura para fornecer serviço para a América Latina não estava mais acessível para nossa equipe. Para continuar fornecendo um serviço ideal para nossos usuários, mudamos os provedores de rede. Isso resultou em uma restauração inadvertida e temporária do serviço para usuários brasileiros”, diz o comunicado da rede social.
Ontem, usuários do X no Brasil relataram ter conseguido acesso à plataforma, que está bloqueada no país desde o último dia 30, por ordem do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
O comunicado termina prevendo novamente inacessibilidade no Brasil e que a plataforma continua trabalhando com o governo para retomar muito em breve para os usuários brasileiros.
Ate o momento, o Superior Tribunal Federal ainda não se manifestou sobre a nota do X.
Leia mais:
Governo avalia retorno do horário de verão; entenda por que
Integrantes de facção morrem após trocar tiros com a Rocam no Parque São Pedro
Entenda o que aconteceu
A plataforma realizou uma mudança de endereço. Migrando para uma outra faixa de IPs e com isso, os usuários estão conseguindo chegar nesse novo endereço. Além da alteração no endereço IP, o X também implementou uma mudança no caminho de acesso utilizando tecnologia da empresa CloudFair.
Esta estratégia permite que alguns usuários consigam acessar a plataforma, driblando as restrições impostas.
Com informações da CNN Brasil.