Um morador de Uberlândia (MG) foi a primeira vítima fatal do surto de varíola dos macacos que começa a ser registrado no Brasil. O Ministério da Saúde confirmou o caso. Segundo o canal Globo News, o paciente sofria de comorbidades e tinha baixa imunidade.
A maioria dos 1.066 casos registrados no país está concentrado nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro. O atual estágio de surto, classificado pelo Ministério da Economia, refere-se ao primeiro período de evolução do contágio, anterior à epidemia e à pandemia. O surto ocorre quando há o aumento repentino do número de casos de uma doença em uma região específica, maior que o esperado pelas autoridades.
Leia mais:
O secretário de Vigilância em Saúde, Arnaldo Medeiros, explicou que o atual cenário de aumento de casos impôs uma nova classificação do nível da doença. “Os primeiros casos eram importados, tinham clara relação com viagens a países com surto ativo, mas hoje no Brasil, temos transmissão comunitária. Aí a grande importância das pessoas, ao sentirem qualquer sintoma, procurarem uma Unidade Básica de Saúde”, afirmou.
Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) divulgados ontem (28) confirmam que apenas cinco pessoas morreram pela doença em todo o mundo durante o surto atual. O órgão ainda não se manifestou sobre a vítima no Brasil.