De acordo com os dados de pesquisas do Instituto Butantan obtidos pela CNN Brasil, as duas doses da vacina Coronavac contra Covid-19, neutralizam a variante Ômicron. A capacidade é igual ou superior à da vacina da Pfizer para a mesma linhagem.
Veja também:
Exigência de comprovante para comprar álcool aumenta vacinação em Quebec
Associação alerta para falta de testes de Covid-19 no Brasil
Segundo o instituto, a efetividade da vacina foi comparada em quatro estudos científicos. A primeira pesquisa reúne resultados do ensaio de neutralização da Coronavac para a variante Ômicron.
Os outros três trabalhos se referem a diferentes ensaios de neutralização da Pfizer contra a Ômicron.
O ensaio de neutralização da Ômicron pela Coronavac foi publicado na segunda-feira (10) no periódico científico Emerging Microbes & Infections.
O estudo foi conduzido por pesquisadores chineses da Universidade Fudan e da Universidade de Medicina Tracional Chinesa, em Xangai, da Universidade Jinan, em Guangdong, e da Universidade de Hong Kong.
Para a análise, os pesquisadores geraram partículas semelhantes ao vírus (pseudovírus) contendo a proteína Spike de sete cepas do novo coronavírus: as variantes de preocupação Ômicron, Alfa, Beta, Gama e Delta, além das variantes de interesse Lambda e Mu.
*Com informações de CNN Brasil