Um ano depois do início da crise de oxigênio em Manaus e em meio à nova onda de síndromes gripais na capital, o prefeito David Almeida anunciou, nesta sexta-feira (14), novas medidas para combater o avanço da Covid-19.
Almeida afirmou que vai renovar decreto emergencial devido à situação e ampliar o número dos centros de testagem. “Entrei em contato com o governador Wilson Lima para fecharmos uma parceira e oferecer as testagens no Centro Cultural Vasco Vasquez a partir da próxima segunda-feira (17)“, informou.
“Temos testes para atender a demanda atual por até 25 dias. Pedimos novas remessas das empresas e teremos à disposição 50 mil testes até segunda-feira”, complementou. De acordo com o chefe do Executivo, das 12.460 pessoas que fizeram o exame no Centro de Testagem do Studio 5, zona Sul de Manaus, 1.159 receberam resultado positivo para a Covid-19.
Leia mais:
Davi Almeida convoca imprensa urgente para medidas de restrições contra covid-19
Centro de Testagem para Covid-19 em Manaus registra alta demanda
Mais 500 profissionais da área da saúde, entre médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, técnicos de patologia e fisioterapeutas, serão convocados para suprir a ausência de funcionários acometidos pela Covid-19. No total, 1.505 trabalhadores da área pediram afastamento.
Almeida acrescentou que a renovação da vigência do programa Mais Médicos por mais seis meses, autorizada pelo governo federal, vai auxiliar no atendimento de pacientes. O titular do Ministério da Saúde, Marcelo Queiroga, deve chegar a Manaus no dia 22 de janeiro para acompanhar as ações de enfrentamento à terceira onda de Covid-19 na capital.
“O pico de contágio encerra dentro de duas semanas, então teremos dias difíceis pela frente“, alertou o prefeito.
Vacinação de crianças
Funcionários das secretarias do município com comorbidades e idade acima de 60 anos entrarão em sistema de trabalho home-office por 15 dias a partir de segunda-feira (17). Na mesma data terá início a campanha de imunização de crianças com idade entre 5 e 11 anos em quatro unidades de atendimento: Parque da Criança, Shopping Via Norte, Sesi do Coroado e Centro de Convivência da Família Magdalena Arce Daou.
O prefeito afirmou que vai reunir com representantes das secretarias municipais de Educação (Semed) e Saúde (Semsa) para definir o retorno das aulas presenciais, que já iniciaram na zona rural. “A situação é atípica e vamos tratar dos casos pertinentes”, disse.
A Prefeitura de Manaus também cancelou as festas e os recursos das festas de Carnaval e vai combater as aglomerações.
“Temos uma rede de proteção muito grande, um escudo chamado vacina. Com o avanço da vacinação, temos uma realidade diferente do ano passado. 78% dos internados hoje não completaram o ciclo vacinal“, ressaltou Almeida. “Em matéria de saúde, não escute o líder religioso ou políticos, escute a ciência”.
Daniel Amorim, da redação