As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2

David Almeida anuncia medidas para combater terceira onda de covid em Manaus

David Almeida anuncia medidas para combater terceira onda de covid em Manaus

Prefeito afirmou que fechou parceria com governo do Amazonas e vai ampliar número de centros de testagem. Foto: Reprodução/Facebook

Um ano depois do início da crise de oxigênio em Manaus e em meio à nova onda de síndromes gripais na capital, o prefeito David Almeida anunciou, nesta sexta-feira (14), novas medidas para combater o avanço da Covid-19.

Almeida afirmou que vai renovar decreto emergencial devido à situação e ampliar o número dos centros de testagem. “Entrei em contato com o governador Wilson Lima para fecharmos uma parceira e oferecer as testagens no Centro Cultural Vasco Vasquez a partir da próxima segunda-feira (17)“, informou.

“Temos testes para atender a demanda atual por até 25 dias. Pedimos novas remessas das empresas e teremos à disposição 50 mil testes até segunda-feira”, complementou. De acordo com o chefe do Executivo, das 12.460 pessoas que fizeram o exame no Centro de Testagem do Studio 5, zona Sul de Manaus, 1.159 receberam resultado positivo para a Covid-19.

Leia mais:

Davi Almeida convoca imprensa urgente para medidas de restrições contra covid-19

Centro de Testagem para Covid-19 em Manaus registra alta demanda

 

Mais 500 profissionais da área da saúde, entre médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, técnicos de patologia e fisioterapeutas, serão convocados para suprir a ausência de funcionários acometidos pela Covid-19. No total, 1.505 trabalhadores da área pediram afastamento.

Almeida acrescentou que a renovação da vigência do programa Mais Médicos por mais seis meses, autorizada pelo governo federal, vai auxiliar no atendimento de pacientes. O titular do Ministério da Saúde, Marcelo Queiroga, deve chegar a Manaus no dia 22 de janeiro para acompanhar as ações de enfrentamento à terceira onda de Covid-19 na capital.

O pico de contágio encerra dentro de duas semanas, então teremos dias difíceis pela frente“, alertou o prefeito.

Vacinação de crianças

Funcionários das secretarias do município com comorbidades e idade acima de 60 anos entrarão em sistema de trabalho home-office por 15 dias a partir de segunda-feira (17). Na mesma data terá início a campanha de imunização de crianças com idade entre 5 e 11 anos em quatro unidades de atendimento: Parque da Criança, Shopping Via Norte, Sesi do Coroado e Centro de Convivência da Família Magdalena Arce Daou.

O prefeito afirmou que vai reunir com representantes das secretarias municipais de Educação (Semed) e Saúde (Semsa) para definir o retorno das aulas presenciais, que já iniciaram na zona rural. “A situação é atípica e vamos tratar dos casos pertinentes”, disse.

A Prefeitura de Manaus também cancelou as festas e os recursos das festas de Carnaval e vai combater as aglomerações.

“Temos uma rede de proteção muito grande, um escudo chamado vacina. Com o avanço da vacinação, temos uma realidade diferente do ano passado. 78% dos internados hoje não completaram o ciclo vacinal“, ressaltou Almeida. “Em matéria de saúde, não escute o líder religioso ou políticos, escute a ciência”.

 

Daniel Amorim, da redação