Cerca de 68 clientes da Gol Linhas Aéreas embarcaram no aeroporto de Fernando de Noronha no início da noite desta quarta-feira (19), após dias retidos na ilha devido a uma decisão da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) de proibir o pouso de aeronaves e jatos no local.
O embarque dos passageiros só foi possível graças a um acordo feito entre a Gol e a aérea Voepass, que conta com aviões turboélice em sua frota, para que a empresa buscasse os passageiros em Noronha.
Segundo a Gol, não está prevista, por enquanto, outra operação em conjunto com a Voepass. A decisão da Anac proibiu o pouso de aeronaves turbojato, mas os aviões turboélice, como o da Voepass, continuam permitidos.
A determinação passou a valer há uma semana, no dia 12, e, desde então, clientes da Gol ficaram retidos na ilha enquanto as providências eram tomadas.
Veja também:
Helicóptero cai e deixa dois feridos em São Paulo
De acordo com a Anac, a medida foi necessária após a verificação de riscos à segurança da operação pela degradação da pista do aeroporto. Diante da situação, a agência determinou a restrição parcial dos voos para recuperação do asfalto.
A Gol informou que clientes e moradores da ilha com passagens emitidas com destino ou partida de Fernando de Noronha desde quarta-feira (12) podem remarcar suas viagens, pedir crédito ou reembolso diretamente no site da companhia ou ainda pela Central de Atendimento, no telefone 0300-115 2121.
Ainda existem clientes da GOL em Fernando de Noronha. Segundo a companhia, esses clientes estão “recebendo as facilidades previstas” e embarcarão para Recife nos próximos dias.