Os testes para o diagnóstico da Covid-19 no Brasil podem acabar por falta de insumos, alertou nesta quarta-feira (12) a Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica (Abramed).
A entidade afirma que a procura global por mais exames, devido aos surtos da variante ômicron – altamente transmissível –, força a capacidade de produção de insumos e reagentes. A recomendação da associação é de que os laboratórios priorizem a testagem em pacientes graves, trabalhadores da saúde e outros profissionais essenciais.
Leia mais:
Pfizer anuncia resultados de testes de antiviral contra Covid-19
Polícia Federal apura fraudes na compra de testes de Covid-19 no Rio de Janeiro
“Não é possível mensurar nesse momento até quando poderemos atender, mas há um risco real de desabastecimento”, disse em nota Wilson Shcolnik, presidente do Conselho da Abramed.
Em comunicado, a entidade informou que está preparando nota técnica para que os laboratórios associados priorizem pacientes, baseada em uma escala de gravidade, para efetuarem os testes.
Segundo a associação, os testes disponíveis devem priorizar: pacientes que tenham maior gravidade de sintomas, pacientes hospitalizados e cirúrgicos, pessoas no grupo de risco, trabalhadores assistenciais da área da saúde e colaboradores de serviços essenciais.
Via g1