Sob olhares e entusiasmos de torcedores peruanos, o Vasco realizou seu último treino nesta terça-feira (1º/04), em Arequipa, no Peru, antes de estrear na Copa Sul-Americana. O time de Fábio Carille joga contra o Melgar, nesta quarta-feira (02/04), às 19h (de Brasília), no Estádio Monumental Virgen de Chapi.
Durante o treino da equipe brasileira, aproximadamente 40 fãs estavam presentes no Estádio Municipal de Sachaca. Depois da atividade, os peruanos adentraram o campo e tietaram os atletas do Vasco. Philippe Coutinho e Dimitri Payet receberam a maior quantidade de assédio dos fãs peruanos.

A delegação do Vasco chegou ao Peru na noite de segunda-feira (31/03) em voo fretado. No aeroporto, torcedores locais também se encontravam à espera dos atletas do Vasco. Devido ao desgaste da viagem, o time de Fábio Carille realizou apenas atividades mais básicas em campo, como aquecimento, trocas de passes e finalizações. A tendência é que o treinador mantenha a equipe que derrotou o Santos por 2 a 1 no último domingo (30/03).
Para Carille, o objetivo é dar continuidade ao time que estreou com vitória de virada na primeira rodada do Brasileirão. O Vasco considera a Sul-Americana como a principal meta para a temporada. A direção do clube deseja iniciar a competição de maneira positiva, obtendo um bom resultado fora de casa, mesmo na altitude de 2.300m, para proporcionar mais serenidade ao grupo.
¡Ya llegamos, Arequipa! 🇵🇪
O Gigante da Colina já está em terras peruanas!
Amanhã é dia de treino e, na quarta-feira, encaramos o Melgar na estreia da Copa Conmebol Sudamericana!
📸: Matheus Lima | #VascoDaGama pic.twitter.com/ViHjBGYGK5
— Vasco da Gama (@VascodaGama) April 1, 2025
A probabilidade é que, devido ao cansaço e à altitude, as trocas aconteçam mais cedo no segundo tempo. A avaliação será baseada nas condições físicas dos atletas e no progresso do jogo. O Vasco viajará diretamente de Arequipa para São Paulo, onde se encontrará com o Corinthians no sábado (05/04), às 18h30, pela segunda rodada do Brasileirão.
Após o treino, o goleiro Léo Jardim, do Vasco, declarou à Vasco TV que a expectativa do grupo é muito positiva para a competição. Ele declarou que o grupo já estudou o Melgar através de vídeos e sentiu a diferença devido à altitude.
“Nossa expectativa é muito boa. É uma partida muito difícil, até pela questão da altitude. Sentimos no treino um pouco dessa diferença. Foi importante para nós nos adaptarmos também. Estamos preparados, trabalhamos bem nesses dias todos que tivemos para fazer um grande jogo aqui”, disse Léo Jardim.
“Com relação à altitude, sentimos muita diferença na respiração. Tecnicamente, a bola fica mais rápida. O ar fica mais rarefeito, e a bola fica mais rápida. Nós, goleiros, temos que ficar mais atentos. Qualquer chute fica mais perigoso”, concluiu.
Leia mais:
Nos minutos finais, Ceará cede empate para o Bragantino na estreia do Brasileirão
Brasileirão 2025 contará com norma contra cera de goleiros
O duelo contra a equipe peruana faz parte da primeira fase da Copa Sul-Americana. O Lanús, da Argentina, e o Puerto Cabello, da Venezuela, compõem o Grupo G do clube brasileiro.