As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Assista a TV 8.2

Corinthians segura pressão, vence Cruzeiro e abre vantagem na semifinal da Copa do Brasil

O gol solitário da partida foi marcado por Memphis Depay, ainda no primeiro tempo
10/12/25 às 22:42h
Corinthians segura pressão, vence Cruzeiro e abre vantagem na semifinal da Copa do Brasil

(Foto: Reprodução/X/@Copado Brasil)

O Corinthians largou na frente na briga por uma vaga na final da Copa do Brasil. Na noite desta quarta-feira (10/12), o time paulista venceu o Cruzeiro por 1 a 0 no Mineirão, em Belo Horizonte, no jogo de ida das semifinais da competição. O gol solitário da partida foi marcado por Memphis Depay, ainda no primeiro tempo.

Empurrado por seu torcedor e dono de uma das melhores campanhas do torneio, o Cruzeiro começou a partida com mais posse de bola e tentando pressionar a saída corintiana. A primeira grande chance, porém, foi do próprio time da casa: aos 12 minutos, Matheus Pereira finalizou cruzado de canhota dentro da área e obrigou o goleiro Hugo Souza a fazer grande defesa, evitando o gol celeste.

O Corinthians respondeu com eficiência. Aos 24 minutos, André Carrillo cruzou da ponta direita, Yuri Alberto escorou de cabeça na segunda trave e Memphis Depay, mesmo errando o primeiro contato, conseguiu finalizar no canto direito de Cássio, abrindo o placar no Mineirão. A partir daí, o time paulista passou a controlar melhor os espaços, alternando momentos de pressão alta com linhas mais baixas para segurar o ímpeto cruzeirense.

Ainda na etapa inicial, o Cruzeiro tentou reagir principalmente com Kaio Jorge e Keny Arroyo, mas esbarrou na bem postada defesa corintiana. Do outro lado, o Corinthians quase ampliou em jogada ensaiada de escanteio: aos 7 minutos, já no começo do jogo, Depay cobrou da esquerda, José Martínez desviou de cabeça na primeira trave e Cássio fez grande defesa, em um dos lances mais perigosos a favor dos visitantes.


Leia mais

Cruzeiro e Corinthians abrem semifinal da Copa do Brasil no Mineirão

Gabigol deve sair do Cruzeiro no ano que vem


No segundo tempo, o Cruzeiro aumentou a pressão. Com mais posse de bola (56% contra 44% do Corinthians no total da partida) e muito volume ofensivo, o time mineiro acumulou escanteios, 13 contra apenas 2 do adversário, e finalizações, mas pecou nas conclusões. Vitinho entrou bem, incomodou pelos lados e criou boas oportunidades, enquanto Matheus Pereira seguiu sendo o principal organizador das jogadas.

O técnico do Corinthians respondeu com mudanças para reforçar o sistema defensivo e renovar o fôlego da equipe: saíram Yuri Alberto, André Carrillo, Breno Bidon e José Martínez, para as entradas de André, Vitinho, Fabrizio Angileri e Charles, entre outros. A estratégia deu resultado. Mesmo recuado, o time paulista conseguiu segurar o placar, bloqueando cruzamentos, afastando bolas pelo alto com Gustavo Henrique e André Ramalho e interrompendo os avanços de William, Kaiki Bruno e companhia.

Nos minutos finais, o Cruzeiro ainda tentou empatar em faltas levantadas na área e chutes de média distância, mas o Corinthians administrou a vantagem até o apito final. Além do gol de Depay, a equipe paulista valorizou a posse quando teve a bola e mostrou eficiência em um jogo de poucas chances claras para ambos os lados, apenas duas finalizações certas para cada time.

Com o resultado, o Corinthians leva a vantagem do 1 a 0 para o jogo de volta da semifinal, quando decidirá a vaga em casa. Já o Cruzeiro, que chegou à fase entre os quatro melhores sem sofrer gols até então, precisará reverter a desvantagem no confronto decisivo para seguir sonhando com mais uma final de Copa do Brasil.