Corinthians vence São Paulo com gols de Memphis e Yuri Alberto no Brasileirão

Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians
O Corinthians levou a melhor no Majestoso e venceu o São Paulo por 3 a 1, na noite desta quinta-feira (20/11), na Neo Química Arena, em duelo válido pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro. Os gols do Timão foram marcados por Yuri Alberto, duas vezes, e Memphis, enquanto Tapia descontou para o Tricolor.
Com o resultado, o Corinthians chegou aos 45 pontos, igualou a pontuação do rival e assumiu a 10ª colocação. O São Paulo permanece em 9º lugar na tabela.
Estrelas decisivas no Timão
O clássico foi marcado pelo protagonismo das duas principais referências ofensivas corintianas. Yuri Alberto abriu o placar em cobrança de pênalti, espantando o fantasma do erro diante do Flamengo. Na etapa final, quando o duelo estava empatado, Memphis saiu do banco para mudar a história do jogo: marcou um golaço e ainda participou da jogada do terceiro gol, anotado novamente por Yuri Alberto, já nos minutos finais.
Majestoso com muitos desfalques
Os dois times entraram em campo bastante desfalcados.
No Corinthians, Dorival Júnior não contou com Hugo Souza, Maycon e Raniele, vetados pelo departamento médico. Memphis, desgastado após defender a seleção holandesa na Data Fifa, começou entre os reservas.
O São Paulo sofreu ainda mais. Hernán Crespo teve 12 baixas importantes: Oscar, Lucas Moura, Arboleda, Enzo Díaz, Marcos Antônio, Rodriguinho, Luan, Wendell, Dinenno, Calleri, Ryan Francisco e André Silva não ficaram à disposição, obrigando o treinador a escalar uma equipe bastante modificada.
Como foi o jogo
Empurrado pela torcida, em noite de público único a favor do Timão, o Corinthians começou melhor e tomou a iniciativa. Logo nos primeiros minutos, Matheus Bidu arriscou de fora da área e Gustavo Henrique levou perigo em cabeçada após cobrança de escanteio.
O São Paulo, com um time alternativo, encontrou dificuldades para construir jogadas e pouco ameaçou no ataque. A insistência corintiana acabou sendo premiada na bola parada.
Leia mais
Ex-jogador do Corinthians é preso pela quarta vez por dívida de pensão alimentícia
Flamengo e São Paulo empatam em jogo com Ferreirinha decisivo e Plata expulso
Após escanteio, Breno Bidon sofreu um tranco de Ferreira dentro da área e caiu. Chamado pelo VAR, o árbitro Anderson Daronco revisou o lance e marcou pênalti. Aos 30 minutos, Yuri Alberto foi para a cobrança, deslocou o goleiro Rafael e fez 1 a 0 para o Corinthians.
Na volta do intervalo, Crespo colocou Tapia no lugar de Patryck, e a mudança surtiu efeito imediato. Mais agressivo, o Tricolor passou a ocupar o campo ofensivo e empatou aos 7 minutos da segunda etapa: em escanteio pela direita, Tapia subiu mais que a defesa corintiana e cabeceou para deixar tudo igual.
O empate abalou o Corinthians, que acumulou erros de passe e perdeu o controle do jogo por alguns minutos. Para reorganizar o time, Dorival Júnior promoveu as entradas de Memphis e Vitinho, substituindo Gui Negão e Carrillo. A partida ficou mais travada, com poucas chances claras.
Quando o empate parecia encaminhado, apareceu o talento de Memphis. Aos 38 minutos do segundo tempo, o holandês fez jogada individual, deu uma caneta em Sabino dentro da área e finalizou sem chances para Rafael, recolocando o Timão na frente: 2 a 1.
A Fiel ainda comemorava quando veio o golpe final. Aos 43, Vitinho acertou a trave em finalização da entrada da área, e Yuri Alberto, bem posicionado no rebote, bateu no canto para marcar o terceiro gol corintiano e decretar o 3 a 1 na Neo Química Arena.
Próximos compromissos
As duas equipes voltam a campo pelo Brasileirão no domingo (23). O São Paulo enfrenta o Juventude, às 16h (de Brasília), na Vila Belmiro, em Santos. Mais tarde, às 20h30, o Corinthians visita o Cruzeiro, no Mineirão, em duelo que também serve como prévia da semifinal da Copa do Brasil entre as equipes.






