As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2

Brasil mira título inédito e mantém esperanças no Mundial de Vôlei 2025

Entre as potências do cenário internacional, o Brasil se destaca pelo equilíbrio entre experiência e renovação
Brasil mira título inédito e mantém esperanças no Mundial de Vôlei 2025

A Seleção Brasileira feminina de vôlei entra no Mundial de 2025 apontada como uma das grandes favoritas ao título. Sob o comando de José Roberto Guimarães, a equipe mantém a base que conquistou a medalha de prata em Tóquio 2020 e vem se reforçando com jovens talentos que dão novo fôlego ao grupo.

Entre as potências do cenário internacional, o Brasil se destaca pelo equilíbrio entre experiência e renovação. Jogadoras como Gabi Guimarães, atual capitã, representam a consistência técnica, enquanto atletas mais jovens, como Júlia Bergmann e Júlia Kudiess, vêm se consolidando como peças fundamentais para manter o time competitivo em alto nível.


Leia mais

Brasil vira sobre a França e garante vaga nas oitavas do Mundial Feminino de Vôlei

Brasil estreia com vitória devastadora sobre Grécia no Mundial de Vôlei Feminino


Apesar da força de seleções como Itália, Sérvia e Estados Unidos, especialistas apontam que o Brasil chega em condições reais de brigar pelo título inédito. O ex-capitão da Seleção masculina e campeão olímpico Nalbert também avaliou o momento da equipe. Segundo ele, “será difícil, mas há chances sim”, reforçando que o favoritismo brasileiro é acompanhado de desafios contra adversárias tradicionais.

Caminho do Brasil até a final

A Seleção Brasileira vai encarar a República Dominicana em busca de uma vaga nas quartas de final, do Campeonato mais importante do calendário da modalidade em 2025. Caso avance, o Brasil deve enfrentar o vencedor entre China e França.

A seleção francesa, assim como as brasileiras, não conquistou nenhum título no Mundial. Porém, a Seleção Brasileira possui quatro pratas e um bronze, ao contrário da França que não conquistou nenhuma medalha. Já a China possui outro retrospecto, muito mais forte. As chinesas são bicampeãs e possuem também três pratas e um bronze. No ranking de medalhas da competição, elas estão em quarto lugar, enquanto o Brasil está em oitavo.

Na semifinal, se vencer nas quartas, a Seleção Brasileira pode enfrentar a Itália, Alemanha, Bélgica ou Polônia, a depender do time que vencer nas oitavas e nas quartas de final. Entre as equipes, a favorita a avançar é a Itália, atual campeã olímpica. Além de ter conquistado o ouro nas Olimpíadas de Paris em 2024, a seleção italiana está uma posição acima do Brasil no quadro de medalhas do Mundial.

As italianas já conquistaram um ouro, ao contrário das brasileiras, uma prata e um bronze. Entre as demais possíveis adversárias para a Seleção Brasileira na semi, apenas a Polônia já conquistou algum pódio no Campeonato. As polonesas possuem uma prata, dois bronzes e estão em nono lugar, uma posição abaixo do Brasil, no ranking de medalhas. Por fim, caso o Brasil tenha sucesso em todas as partidas, desde as oitavas de final até a semifinal, as opções para a final são diversas. No confronto decisivo, as brasileiras podem encarar a Holanda, a Sérvia, o Japão, a Tailândia, os Estados Unidos, o Canadá, a Turquia ou a Eslovênia.

(Foto: Reprodução/X/@Vôlei Brasil)