A Bélgica derrotou o Canadá por 1 a 0 na tarde desta quarta-feira (23) no primeiro jogo das duas equipes válidas pelo Grupo F da Copa do Mundo 2022. A partida foi disputada no Estádio Ahmad Bin Ali.
Com a vitória, os belgas assumem a liderança do grupo, com 3 pontos, seguidos por Croácia e Marrocos, que empataram sem gols no primeiro jogo desta quarta, e somam 1 ponto. Canadá segue sem pontuar e com isso fica na última posição.
Jogo
A expectativa sobre a Bélgica, apontada como uma das favoritas ao mundial deste ano, era grande. Mas a equipe europeia não teve vida fácil e viu os canadenses dominarem quase todo o primeiro tempo. O time norte-americano teve a chance de sair na frente logo aos 10 minutos do primeiro tempo com um pênalti marcada a seu favor, mas o goleiro Courtois fez grande defesa e impediu que Alphonso Davies marcasse.
O gol da partida foi marcado pelo atacante Batshuayi, aos 43 minutos da etapa inicial. Após lançamento longo do zagueiro Alderweireld, o centroavante, que substitui nos dois primeiros jogos o artilheiro Lukaku (desfalque por problema na coxa esquerda), passou pelo zagueiro Vitória e fuzilou a rede do goleiro Borjan. Porém, essa deve ter sido a única chance no primeiro tempo da seleção que eliminou o Brasil no Mundial de 2018 (Rússia).
Veja mais:
Espanha massacra a Costa Rica com goleada na Copa
Aos 12, a equipe de arbitragem cometeu um grave erro. O meia Hazard recuou uma bola que ficou para um atacante canadense dentro da área. Ele foi derrubado pelo zagueiro Vertonghen, mas o lance já havia sido parado por posição irregular. Depois, foram no mínimo mais três boas chances canadenses. Hoilett, aos 15, com um chute rasteiro próximo à trave direita dos belgas. Johnston, aos 29, batendo com força para defesa de Courtois à queima-roupa. E aos 46, quando Buchanan concluiu de carrinho na entrada da pequena área um cruzamento forte vindo da direita, mas a bola seguiu por cima do gol.
Difference makers 🧤⚽️#FIFAWorldCup | #Qatar2022 pic.twitter.com/VdTyPuNjqI
— FIFA World Cup (@FIFAWorldCup) November 23, 2022
Na etapa final os dois times fizeram algumas alterações e sentiram também o calor na cidade de Al Rayyan. O ritmo do jogo caiu bastante e não foram registradas maiores oportunidades de gol, com o placar permanecendo inalterado até o apito final.
Na segunda rodada da chave, a Bélgica, que participa da terceira Copa consecutiva e tenta melhorar o terceiro lugar de 2018, enfrentará o Marrocos, a partir das 10h (horário de Brasília) do próximo domingo (27) no Estádio Al Thumama. Já o Canadá, que retornou a uma Copa do Mundo após uma ausência de 36 anos, pega a Croácia no mesmo dia, mas a partir das 13h no Estádio Internacional Khalifa.