O Manaus é o primeiro finalista do primeiro turno do Campeonato Amazonense 2025, o Barezão 2025. O Gavião superou o RPE Parintins nos pênaltis, após empate em 2 a 2 no tempo normal, neste domingo (23/2), na Arena da Amazônia. Renanzinho e Gabriel Masson marcaram para o Esmeraldino, enquanto Rodriguinho e Lucas Bueno balançaram as redes para o Tourão.
Agora, o Manaus aguarda o segunda finalista, que será definido nesta segunda-feira (24/2), no confronto entre Amazonas e Manauara.
Já o Parintins volta a campo para a disputa do segundo turno daqui a duas semanas. A reestreia da equipe será diante do Princesa do Solimões, com detalhes a serem definidos pela Federação Amazonense de Futebol (FAF).
MANAAAAAUS FUTEBOL CLUBE! 🌳🦅
⚔️ Espírito de Luta! A marca do Gavião Real. #Seguimos 💪🏼 pic.twitter.com/3rrst9TsRv
— Manaus Futebol Clube (@oficialmanausfc) February 23, 2025
Adversário será definido nesta segunda
O adversário do Manaus será definido nesta segunda-feira (24), às 20h30, na Arena da Amazônia. Amazonas e Manauara se enfrentam pela segunda vaga. Não há vantagem e, se a decisão terminar empatada no tempo normal, como Manaus e Parintins, a decisão será nos pênaltis.
Como foram os 90 minutos da semi do Barezão
Após minutos de pouca inspiração, o Manaus assustou a partir dos 10 minutos. Até que aos 16, Lelo arrancou pelo meio, invadiu a área e na hora da finalização, foi derrubado por Edson Magal e o árbitro assinalou pênalti. Renanzinho foi para a cobrança, deslocou o goleiro e inaugurou o placar.
Já aos 33 minutos, Zé Augusto experimentou de fora da área e obrigou Matheus Carlos a espalmar para escanteio. Já nos acréscimos, o Parintins tentou pressionar em busca do empate, mas sem sucesso.

Após o intervalo, o Gavião assustou logo no segundo minuto de jogo. Miliano cobrou falta na área, Jefferson completou de cabeça e a bola foi na trave, no rebote, o zagueiro não conseguiu desviar para as redes. A resposta do Parintins veio com gol. Ainda aos três minutos, Jackson cobrou falta pra frente, Bosco raspou pra trás e Rodriguinho aproveitar para entrar na área em velocidade e finalizar firme, no alto, para as redes.
Saiba mais:
5 x 0: Flamengo goleia o Maricá e conquista Taça Guanabara
O jogo seguiu sem novas chances de gol, até que aos 26 minutos, Miliano recebeu pela esquerda e cruzou, a bola passou por todo mundo, menos por Gabriel Masson, que dominou na coxa e emendou para gol. Na trajetória, a bola desviou no defensor e impossibilitou a defesa de Matheus Carlos.

Já aos 32 minutos de jogo, o Tourão buscou novamente a igualdade. Após lateral cobrado na área, a defesa do Manaus não afastou e Lucas Bueno aproveitou para dominar no peito e finalizar de canhota, a bola foi travessão e para dentro do gol. Golaço e duelo empatado novamente.
Disputa de pênaltis
Na disputa de pênaltis, melhor para o Manaus, que venceu por 6 a 5. Renanzinho, Miliano, Silvano, Erik Henrique, Joel e Victor Lima converteram para o Gavião, enquanto Marcinho, Wesley Ribeiro, Inácio Neto, Matheus Velasque, Thiago Dunha fizeram para o Parintins, mas Elivelton parou em Gustavo.

Caboco do Jogo
Ao final do duelo, o meia Rodriguinho, do RPE Parintins, foi eleito o Caboco do Jogo, premiação oferecida pela Federação Amazonense de Futebol (FAF) ao melhor jogador da partida, por meio de votos de três profissionais de imprensa presentes no estádio.
