As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2
Babi faz história ao conquistar o 9º lugar no Mundial no Rio

Babi faz história ao conquistar o 9º lugar no Mundial no Rio

A ginasta supera seu recorde anterior, e Jojo também se destaca entre as finalistas

O Mundial de Ginástica Rítmica realizado no Rio de Janeiro marcou um momento histórico para o Brasil. Pela primeira vez, duas competidoras brasileiras estiveram na final do individual geral. Bárbara Domingos obteve a melhor colocação de uma atleta do país na competição, conquistando o 9º lugar com 112.200 pontos. Geovanna Santos, conhecida como Jojo, ficou em 18º lugar, acumulando 107.450 pontos em uma Arena Carioca 1 cheia e com forte apoio da torcida na sexta-feira (22/8).

Babi, que ficou em 11º lugar em 2023 e 12º em Paris 2024, comemorou a vitória:

Eu me entreguei de corpo e alma nas minhas séries, porque essa ginasta que vocês viram competir é a Babi que eu conheço. Foi algo incrível. Realmente me entreguei e pensei: “se errar, pelo menos errei com convicção, tentando acertar”. Foi com esse sentimento que entrei em quadra”, comentou Bárbara, que também destacou a potência da ginástica brasileira:

Acho que o Mundial vai deixar um marco histórico. A ginástica do Brasil agora é uma grande potência, não só no conjunto, mas no individual também. E chega muito forte para as próximas competições. Agora pensamos em classificar não só uma, mas duas atletas para uma final. O Brasil tem grandes ginastas, como a Babi, a Maria (Eduarda Alexandre, reserva no Rio de Janeiro), eu e tantas outras meninas que fazem parte da seleção também.

No pódio, a medalha de ouro foi conquistada pela alemã Darja Varfolomeev (121.900), campeã olímpica e figura proeminente no cenário mundial. A búlgara Stiliana Nikolova conquistou a medalha de prata com uma pontuação de 119.300, enquanto a italiana Sofia Raffaeli ficou com o bronze, somando 117.950.

A trajetória de Babi

Babi iniciou sua apresentação final com a bola, repetindo a pontuação de 27.250 obtida nas classificatórias. Em seguida, encantou com as maçãs ao interpretar “Garota de Ipanema”, conquistando aplausos e uma nota de 29.100. Seguiu envolvida na fita, acompanhada da música “Aquele Abraço”, com 27.600, e finalizou no arco com 28.250, totalizando 112.200.

A atuação de Jojo

Geovanna Santos (Foto: André Durão)
Geovanna Santos (Foto: André Durão)

Geovanna Santos começou com o arco (28.250), seguida pela bola, apresentando “My Heart Will Go On” (27.700). Nas maçãs, exibiu uma série de terror (27.800). No entanto, na fita, Jojo enfrentou dificuldades e se emocionou:

Batalhei muito para estar aqui no Mundial, e o choro foi de alegria, emoção, gratidão, um pouco de tristeza por não ter feito a série de fita como eu gostaria. Sei fazê-la muito bem, já treinei bastante, mas o esporte é isso. Acima de tudo, chorei por ter lembrado de 2023, (no Mundial de) Valência, quando eu fiquei em 13º lugar nas classificatórias. Ontem, também avancei em 13º. Passou um filme de que, há dois anos, eu tinha todas as condições de me classificar para as Olimpíadas (de Paris), mas não eram os planos de Deus para mim”, declarou Jojo, após receber 23.700 pela apresentação na fita e fechar a decisão com somatório de 107.450.


Leia mais:

ASA derrota Manauara EC na Colina e larga com vantagem na Série D

Vasco encaminha acerto por Matheus França, do Crystal Palace


Etapas seguintes

Neste sábado (23/08), será a estreia do grupo brasileiro composto por Duda Arakaki, Nicole Pircio, Sofia Madeira, Mariana Gonçalves e Maria Paula Caminha. A equipe entra em quadra em busca de uma medalha inédita nas séries de cinco fitas e três arcos/duas bolas, que também determinarão o pódio geral.