As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2

Árbitro é denunciado de agressão a ex-namorada, zagueira do Manaus FC

FAF suspende Hugo Paixão, e Gavião do Norte divulga nota de apoio à atleta
Árbitro é denunciado de agressão a ex-namorada, zagueira do Manaus FC

Hugo Agostinho Chaves da Paixão, árbitro do Amazonas, e Joice de Souza dos Santos, zagueira do Manaus FC (Fotos: Reprodução)

Hugo Agostinho Chaves da Paixão, de 28 anos, árbitro assistente e membro da Federação Amazonense de Futebol (FAF), foi denunciado de agredir sua ex-namorada, Joice de Souza dos Santos, de 22 anos, zagueira do Manaus Futebol Clube, que disputa o Campeonato Amazonense Feminino.

A atleta denunciou o caso em suas redes sociais nesta segunda-feira (08/09). Em entrevista ao ge, Joice de Souza declarou que fez um Boletim de Ocorrência na Delegacia Especializada em Crimes contra a Mulher (DECCM) e passou por um exame de corpo de delito.

Depoimento da atleta

Segundo Joice de Souza, o relacionamento durou aproximadamente três meses e terminou quando ela decidiu pôr fim à relação por considerá-la “tóxica”. A atleta contou que, ao tentar pegar suas coisas da casa onde moravam, foi agredida com socos, tapas e até enforcada.

Marcas de agressão (Fotos: Reprodução)
Marcas de agressão (Fotos: Reprodução)

Natural de Borba (a 151 quilômetros de Manaus), Hugo desempenha a função de árbitro assistente em partidas do Campeonato Amazonense, tanto masculino quanto feminino, além de atuar em jogos da Série D do Campeonato Brasileiro. A Rede Onda Digital tentou contato com Hugo, mas até o publicação desta matéria não houve resposta do árbitro.


Leia mais:

Uruguai, Colômbia e Paraguai estão na Copa do Mundo de 2026

Brasil brilha no Maracanã e derrota o Chile por 3 a 0


FAF se pronuncia

A Federação Amazonense de Futebol emitiu uma nota oficial confirmando a suspensão preventiva de Hugo Agostinho Chaves da Paixão enquanto as circunstâncias estão sendo investigadas. Além disso, a entidade afirmou que notificará a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) a respeito da decisão.

Nota da FAF:

“A Federação Amazonense de Futebol (FAF), por meio de sua Comissão de Arbitragem, reafirma seu compromisso inegociável com os princípios da inclusão, valorização e proteção das mulheres em todos os seus quadros, especialmente na arbitragem.

A FAF acredita na importância da representatividade e do protagonismo feminino no futebol, e trabalha diariamente para promover um ambiente seguro, respeitoso e igualitário para todas as mulheres.

Não toleramos qualquer forma de violência ou desrespeito. Toda e qualquer denúncia envolvendo condutas incompatíveis com esses valores será tratada com o máximo de seriedade e rigor.

Diante das denúncias recebidas, informamos que o árbitro Hugo Agostinho Chaves da Paixão, está preventivamente suspenso de suas atividades enquanto os fatos são devidamente apurados. A Federação também comunicará a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) sobre a suspensão, para que esteja ciente e possa adotar as medidas cabíveis em âmbito nacional.

Seguiremos firmes no compromisso de proteger, acolher e promover as mulheres dentro e fora decampo.”

Nota do Manaus FC:

O Manaus Futebol Clube vem a público informar que recebemos, na manhã desta segunda-feira (08/09), a informação de que uma de nossas atletas teria sido agredida por um ex-companheiro, também ligado ao meio esportivo amazonense.

O Gavião Real repudia veementemente quaisquer atitudes de violência. Estamos acompanhando o caso de perto, por meio de nossa Assessoria Jurídica e nosso Departamento de Psicologia, prestando total apoio à atleta e família neste momento.

 

Em uma sessão regular da Câmara Municipal, o vereador Luis Mitoso enfatizou a seriedade do problema:

“Uma atleta chamada Joice de Souza dos Santos, integrante da nossa equipe feminina, foi agredida brutalmente por seu companheiro. Então peço que venham as vereadoras mulheres para que se possível trazer e levar esse caso a uma discussão maior, porque as agressões contra mulheres a gente tem visto que tem crescido e temos que tomar as providências no sentindo de divulgar”,  declarou Luis Mitoso, que também é presidente de honra do Manaus FC.