Em entrevista ao podcast “Nos Armários dos Vestiários” do “ge” ontem, o árbitro de futebol Igor Benevenuto, de 41 anos, se declarou homossexual. Ele se torna o primeiro juiz do quadro da Fifa a se manifestar ser gay publicamente.
Ele disse:
“Meu nome é Igor Junio Benevenuto de Oliveira. Sou árbitro de futebol A partir de hoje, não serei mais as versões de Igor que eu criei. Não serei o Igor personagem árbitro, personagem para os amigos, personagem para a família, personagem dos vizinhos, personagem para a sociedade hétero. Serei somente o Igor, homem, gay, que respeita as pessoas e suas escolhas. Sem máscaras. Somente o Igor. Sem filtro e finalmente eu mesmo”.
Leia mais:
Wilson Lima anuncia patrocínio para futebol amazonense e lança Bolsa Esporte Estadual
Hamilton responde em português ofensa racista de Piquet
Ainda na entrevista, Benevenuto comentou sobre sua relação complicada com o futebol, o qual assou a odiar “pelo ambiente, pelo machismo e pelo preconceito disfarçado de piada”. A Copa do Mundo de 1994 representou uma virada em sua vida, quando percebeu que podia atuar no esporte como árbitro. Desde então, dedicou 23 anos da sua vida ao apito.
Ele concluiu afirmando:
“Nós, os gays no futebol, somos muitos. Estamos em toda parte. Mas 99,99% estão dentro do armário. Tem árbitro, jogador, técnico, casados, com filhos, separados, com vida dupla… Tem de tudo. A gente se reconhece. Eu brinco que temos um wi-fi ligado constantemente e que se conecta com o outro mesmo sem querer. Nós existimos e merecemos o direito de falar sobre isso, de viver normalmente”.
Recentemente, o ex-jogador e atual comentarista do Grupo Globo Richarlyson se revelou publicamente como bissexual, em conversa no mesmo podcast.