Amazonas x Volta Redonda terá apito do catarinense Gustavo Ervino Bauermann

Gustavo Ervino Bauermann apita Amazonas x Volta Redonda (Foto: Marcello Zambra/AGIF)
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou os árbitros para a partida entre Amazonas e Volta Redonda, que ocorrerá na 27ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. O jogo será realizado no sábado (20), às 18h30 (horário de Brasília), no estádio Carlos Zamith, em Manaus, e será apitado pelo catarinense Gustavo Ervino Bauermann.
Os assistentes Alex dos Santos e Thiaggo Americano Labes, ambos de Santa Catarina, completarão a equipe de arbitragem. O quarto árbitro será Ivan da Silva Guimarães Junior, natural do Amazonas. Por outro lado, Aldeilma Luzia da Silva, do Rio Grande do Norte, exercerá a função de assessora. Os paulistas Daiane Muniz, Alberto Poletto Masseira e Adriano de Carvalho estarão no VAR.
A escolha da arbitragem acontece em um ponto crucial para os clubes. O Amazonas ocupa a 19ª posição com 24 pontos e luta para evitar o rebaixamento. O Volta Redonda, rival direto, ocupa a 18ª posição com 27 pontos, transformando o confronto em um autêntico embate de sobrevivência.

A Onça chega sob pressão após perder três partidas seguidas — contra Atlético-GO, Remo e CRB. De acordo com Bruno Imaizumi, economista do Gato Mestre, a probabilidade de rebaixamento do clube alcançou 79,32%, quase 11 pontos percentuais a mais em relação à rodada anterior.
“A situação da Onça só não é pior do que a do Paysandu”, disse ele.
Com a defesa mais fraca da Série B, tendo sofrido 39 gols, além de uma campanha decepcionante como visitante — com nove derrotas em 13 partidas fora de casa —, o Amazonas conta com o fator casa para se recuperar. No Zamith, entretanto, a equipe também não vence há quatro jogos.
Leia também:
Manauara EC renova com atacante Rafael Ibiapino até 2026
Giba renova com o Manauara para a temporada 2026
Para evitar a queda, a pontuação mínima projetada é de 45 pontos. Atualmente, com 24 pontos, a equipe precisa conquistar 21 pontos nas 13 rodadas finais. Se vencer os seis jogos restantes em casa, ainda precisará de pelo menos uma vitória ou três empates fora.
O desafio começa neste sábado, em um embate direto que pode ser crucial para a permanência da Onça na Série B.
