Inteligência Artificial: veja as IAs mais famosas do cinema e como os filmes anteciparam a tecnologia

Keanu Reeves em cena de “Matrix Reloaded”, filme que abordou a inteligência artificial no cinema (Foto: Divulgação).
Vivemos em uma era em que coisas que pareciam ficção-científica, ou invenção de histórias em quadrinhos, se tornaram realidade. A inteligência artificial, vilã em várias histórias, se tornou parte do dia-a-dia das pessoas, embora, claro, ela ainda esteja – um pouco – distante do que os filmes previram.
Mas é fato que o cinema sempre abordou, desde seus primórdios, a relação do ser humano com a tecnologia. Por isso, vale a pena relembrar algumas IAs icônicas do cinema, personagens tão marcantes que, em alguns casos, podem até ter ajudado a transformar a ficção em realidade. Divirta-se, e reflita com…
Maria, de Metrópolis
Olha só, em 1927 o diretor alemão Fritz Lang fez “Metrópolis”, um filme que ainda é um dos maiores clássicos da ficção-científica, mostrando uma sociedade dominada pela tecnologia e com divisão social entre ricos e pobres. Será que previu o futuro? Em todo caso, uma figura central da história é a androide Maria, uma figura artificial inspirada numa operária humana, que é usada para estimular a revolução e a violência. O filme continua impressionante visualmente e toca em temas que permanecem atuais, como o impacto da tecnologia sobre a humanidade.
“Metrópolis” está disponível no GloboPlay e no YouTube.
Veja o trailer abaixo:
Hal 9000, de 2001: Uma Odisseia no Espaço
Especialistas apontam que, no futuro, não perceberemos a diferença entre conversar com um humano ou uma IA. Esse certamente era o caso com Hal, a maior de todas as IAs do cinema, que controlava a nave Discovery na obra-prima de Stanley Kubrick. Hal era tão humano, na verdade, que para ele a missão de contato com outra inteligência o levou a se voltar contra os cientistas a bordo da nave. O personagem até hoje provoca debate sobre os limites éticos e existenciais de uma IA.
“2001: Uma Odisseia no Espaço” está disponível no HBO Max e no Prime Video.
Veja o trailer abaixo:
Skynet, da saga O Exterminador do Futuro
A mais famosa IA malvada do cinema, o Skynet será responsável pela destruição da humanidade no clássico “O Exterminador do Futuro” de James Cameron. Criada como sistema de defesa militar, ela adquire consciência e decide acabar com a raça humana, desencadeando as viagens no tempo e os conflitos da saga cinematográfica. Fique só com os dois primeiros filmes, feitos por Cameron, e aproveite a diversão – acompanhada com uma inquietação – a respeito do perigo que é depender demais das máquinas.
“O Exterminador do Futuro” e “O Exterminador do Futuro 2: O Julgamento Final” estão disponíveis na Apple TV.
Veja o trailer abaixo:
Leia mais:
Dia do sexo: Confira filmes quentes para comemorar a data
Samantha, de Ela
Hoje em dia vemos casos de pessoas usando IAs para aconselhamento psicológico, e se apaixonando por elas… O filme “Ela” antecipou não só esse fenômeno, mas também a dependência que tantas pessoas sentem pela tecnologia, e como muitas poderão usá-la para suprir seus vazios emocionais. No filme, ambientado num futuro próximo que cada vez mais parece o nosso presente, o personagem vivido por Joaquin Phoenix se apaixona pelo seu sistema operacional, chamado Samantha (com a voz de Scarlett Johansson), e passa com ela pelos estágios de um romance normal nesse filme comovente e premonitório.
“Ela” está disponível na HBO Max e na Apple TV.
Veja o trailer abaixo:
Replicantes, em Blade Runner e Blade Runner 2049
Um dia vai acontecer: O ser humano vai criar um ser humanoide, dotado de inteligência, para os mais diversos fins. Como reagiremos? E se eles saírem do controle e se rebelarem contra a humanidade? E acima de tudo, quando será impossível diferenciar o ser humano do artificial? O clássico “Blade Runner: O Caçador de Androides” propôs esses questionamentos, tornando-se um marco do cinema, e a sua incrível continuação, lançada há poucos anos, levou essas questões existenciais para o próximo passo. São filmes imperdíveis.
“Blade Runner” está disponível no HBO Max e Prime Video.
“Blade Runner 2049” está disponível na Apple TV.
Veja o trailer abaixo:
Jarvis/Visão, do Universo Cinematográfico da Marvel
Tony Stark, o Homem de Ferro, tinha uma inteligência artificial que o auxiliava em tudo, o Jarvis. Ele era educado, eficiente e irônico, interagindo com o bilionário de uma forma natural que deve se tornar cada vez mais comum às IAs do mundo real. O Jarvis acabou evoluindo, adquirindo um corpo e se transformando no Visão em “Vingadores: A Era de Ultron”, e o personagem se tornou um dos mais interessantes do universo Marvel. O Jarvis conferiu ao corpo do Visão a sua consciência, e será que no futuro próximo, o mesmo poderá ser dito das nossas IAs? Se for o caso, esperemos que elas possam ser compreensivas e guiadas por racionalidade e compaixão, tal qual o Visão.
Os filmes do Universo Marvel estão disponíveis no Disney +.
Veja o trailer abaixo:
E finalmente… As máquinas, da saga Matrix
Estaríamos vivendo numa simulação? O que é real, nesse nosso mundo altamente tecnológico e conectado? Quem controla o que é real? Esses questionamentos existenciais, cada vez mais relevantes, estão entremeados entre cenas de ação e com teor filosófico na saga “Matrix” com o astro Keanu Reeves: são filmes que marcaram a história do cinema ao unir entretenimento com reflexão, e abordaram o risco do avanço tecnológico neste século XXI.
A saga “Matrix” está disponível no HBO Max e no Prime Video.
Veja o trailer abaixo:
