Halloween: saiba a origem da data e por que as crianças pedem doces nas casas neste dia

(Foto: Freepik)
O Halloween, conhecido no Brasil como Dia das Bruxas, é comemorado todo dia 31 de outubro. O nome vem da expressão em inglês All Hallows’ Eve, que significa “véspera do Dia de Todos os Santos”.
Origem
A tradição tem mais de 3 mil anos e surgiu entre os celtas, povo que acreditava em vários deuses ligados à natureza. Eles celebravam o festival de Samhain, que marcava o fim do verão e o início de um novo ano celta, no dia 1º de novembro. Nessa época, acreditava-se que os mortos voltavam ao mundo dos vivos, e por isso as pessoas usavam fantasias e objetos sombrios para afastar os espíritos.

Com o passar do tempo, a Igreja Católica passou a condenar a celebração e começou a chamá-la de “Dia das Bruxas”. Para tentar eliminar o caráter pagão, mudou o Dia de Todos os Santos para 1º de novembro.
Chegada aos Estados Unidos e suas tradições
O Halloween chegou aos Estados Unidos no século XIX com os imigrantes irlandeses e virou uma das festas mais populares do país. Lá, crianças se fantasiam, decoram as casas e saem pelas ruas pedindo doces.

Essa prática é inspirada na tradição europeia do “souling”, onde pediam “bolos de alma” em troca de orações pelos mortos. Quando o Halloween se popularizou na Europa e nos Estados Unidos, as crianças passaram a pedir doces, sendo recebidas pelas pessoas com a saudação “doces ou travessuras”.
Leia mais
Histórias de terror: Relembre 7 creepypastas para não dormir essa noite
Os maníacos de Dnepropetrovsk: conheça a origem do macabro vídeo “3 guys 1 hammer”
As abóboras iluminadas, símbolo da data, vieram da lenda irlandesa de Jack da Lanterna, um homem que teria enganado o diabo e vagava com uma lanterna feita de nabo, substituído depois pela abóbora, mais comum nos EUA.
Hoje, o Halloween tem grande apelo comercial e é feriado nos Estados Unidos. A festa também é celebrada em países como Canadá e Reino Unido, com decorações e fantasias de bruxas, caveiras, zumbis e fantasmas nas cores preto, laranja e roxo.
Chegada ao Brasil
No Brasil, a comemoração é recente e ganhou força principalmente em escolas de idiomas, influenciadas pela cultura americana. Apesar de ainda não ter o mesmo peso que nos EUA, festas temáticas são cada vez mais comuns no dia 31 de outubro.

Em geral, as festas noturnas utilizam a data para criar noites temáticas, utilizando os principais elementos do Halloween tradicional, como fantasias, decorações aterrorizantes e bebidas temáticas. No entanto, no Brasil, o Dia das Bruxas não é considerado feriado.
No mesmo dia, o país também celebra o Dia do Saci, criado por lei em 2003, para valorizar personagens do folclore brasileiro.
(*) Com informações do Super Interessante






