O mês de janeiro é marcado pelas férias, os blocos de carnaval e também pela preparação para a volta às aulas, que ocorre no mês de fevereiro. O assunto geralmente desperta a atenção dos pais, que estão sempre buscando os melhores preços de materiais escolares, para que os filhos comecem o ano letivo em melhor forma.
A volta às aulas é um momento de grande expectativa para as famílias. Porém, esse momento exige organização financeira e pesquisa de mercado.
Pensando no melhor custo-benefício para este momento, a influencer e especialista Alexandra Pequeno destacou quatro importantes dicas aos pais, para que a preparação da volta às aulas não pese no bolso.
-
Planejar com antecedência
A influencer destaca que, antes de sair às compras, é essencial revisar o que já se possui. “Muitos materiais escolares podem ser reaproveitados, como mochilas, estojos e canetas que sobraram do ano anterior. Essa atitude simples pode evitar gastos desnecessários e reduzir o desperdício”, enfatizou.
-
Procurar em diferentes lojas
Planejar as compras com antecedência também é fundamental. Quando as compras são feitas com pressa, o risco de escolhas impulsivas e mais caras aumenta significativamente.
“A pesquisa em diferentes lojas é uma estratégia indispensável. Utilizar aplicativos e sites de comparação de preços ajuda a encontrar as melhores ofertas. Em Manaus, muitos estabelecimentos oferecem promoções exclusivas durante o período de volta às aulas, o que pode ser uma excelente oportunidade para economizar”, explica Alexandra.
Leia mais:
Volta às Aulas: veja lista de materiais que não podem ser pedidos pelas escolas no Amazonas
-
Considerar compras coletivas
Outra dica valiosa de Pequeno é considerar compras coletivas. Organizar-se com outros pais para adquirir materiais em grande quantidade permite negociar descontos significativos, além de ser uma maneira prática de dividir custos.
-
Evitar marcas famosas
Evitar marcas famosas, que nem sempre são sinônimo de melhor qualidade, ajuda a economizar no fim do mês. “Outra forma de economizar é evitar marcas famosas. Produtos de marcas menos conhecidas muitas vezes possuem qualidade similar, mas com preços bem mais acessíveis, garantindo um excelente custo-benefício”, explicou Pequeno.
O período de volta às aulas é uma oportunidade para exercitar o consumo consciente e ensinar crianças e adolescentes sobre o valor do dinheiro. Com planejamento e as estratégias certas, é possível garantir que todos comecem o ano letivo bem equipados, sem comprometer o orçamento familiar.
*por Phill Vasconcelos, do portal Rede Onda Digital.