O lutador australiano de MMA Jake Sendler faleceu no último de 13 de março, vítima de rabdomiólise. Ele tinha 21 anos e estava participando de uma luta decisiva quando passou mal após três rounds e foi levado a hospital em Melbourne, onde foi diagnosticado com a doença.
Sendler foi colocado em coma induzido, passou por diversas cirurgias e recebeu múltiplas transfusões de sangue, mas não resistiu.

A morte do lutador voltou a chamar atenção para a rabdomiólise, condição associada ao esforço muscular intenso e que pode provocar a morte. Casos de falecimento em decorrência da doença estão se tornando mais comuns.
Leia mais:
Tumor no pâncreas: conheça os sintomas da doença que atinge Tony Bellotto
O que é a rabdomiólise?
A condição ocorre quando há uma lesão muscular intensa, resultando na liberação de substâncias tóxicas, como a mioglobina, na corrente sanguínea.
A nefrologista Flavia Gonçalves, do Hospital Sírio-Libanês, em Brasília, explica:
“O principal sintoma é a dor muscular forte, que pode ser acompanhada de inchaço, rigidez e fraqueza, afetando grandes grupos musculares como coxas, costas e braços.
O paciente pode apresentar urina escura, com cor de Coca-Cola, devido à presença da mioglobina. Em casos mais graves, pode ocorrer insuficiência renal”.
Essa é a característica mais marcante da doença, também conhecida como “urina escura” ou “urina preta” no Brasil.
A médica continua:
“Exercícios muito intensos, sem preparo adequado, aumentam o risco, assim como a desidratação, que dificulta a eliminação de toxinas pelo corpo”.
Além disso, o uso de algumas substâncias, como estatinas (medicamentos para colesterol), drogas recreativas e suplementos sem orientação, podem agravar o problema.
A nefrologista Helen Siqueira, do hospital Anchieta, também afirma:
“Nos casos mais graves, pode ocorrer lesão renal aguda grave, sendo em alguns casos necessária terapia renal substitutiva”.
A destruição das fibras musculares também libera potássio na corrente sanguínea, o que pode causar arritmias cardíacas graves.
Como prevenir a doença?
- Evite treinos extenuantes sem preparação prévia;
- Mantenha-se hidratado durante exercícios;
- Respeite os limites do seu corpo;
- Tenha pausas adequadas entre treinos;
- Esteja atento a sintomas como dor muscular intensa e urina escura.
Segundo os médicos, para casos leves de rabdomiólise, hidratação intensiva pode resolver, promovendo eliminação das toxinas pelos rins. Porém, em casos mais graves pode ser necessária internação e hemodiálise. A detecção precoce é essencial para garantir a recuperação do paciente.
*Com informações de Metrópoles