Preta Gil voltou às redes sociais na noite de domingo (26/1) para atualizar os fãs sobre seu estado de saúde. Internada há mais de um mês em um hospital de São Paulo, a cantora segue em processo de recuperação após uma cirurgia complexa, de 21 horas, realizada em 29 de dezembro.
Em vídeo postado no seu Instagram, a artista comentou sobre as difíceis últimas semanas, e que implantou uma bolsa de colostomia definitiva. Ela disse:
“Precisei ficar afastada das redes pra me concentrar totalmente na minha reabilitação. Eu não tinha ideia que essa cirurgia fosse ser tão difícil. Os médicos falaram, mas a gente nunca acredita, né?
Estou me acostumando com a minha bolsinha de colostomia. Sim, eu tive que colocar uma bolsa de colostomia, desta vez definitiva e não provisória. Desta vez, vou ficar pra sempre com essa bolsinha. Eu sou muito grata a ela por isso, estou me acostumando e as enfermeiras de ileostomia me dando aulas, dicas de como vai ser em casa”.
Veja abaixo:
Ver essa foto no Instagram
Leia mais:
Kate Middleton anuncia que seu câncer está em remissão e agradece apoio
Aromaterapia: Saiba como os cheiros podem ajudar no tratamento da ansiedade
O que é uma bolsa de colostomia usada por Preta Gil?
É um dispositivo utilizado por pacientes que não conseguem eliminar as fezes de maneira natural, devido a condições médicas que afetam o funcionamento do intestino. No caso de da cantora, ela teve o reto e parte do intestino removidos no tratamento contra o câncer.
Para que a bolsa seja instalada, é necessário criar cirurgicamente um estoma – uma abertura na parede abdominal –, permitindo que as fezes sejam desviadas diretamente do intestino para a bolsa coletora.
O médico coloproctologista Danilo Munoz, da clínica Primazo, em Brasília, explica:
“O procedimento para a criação do estoma, conhecido como colostomia, é feito sob anestesia e envolve a remoção de parte do intestino grosso ou do delgado. Após a cirurgia, o paciente começa a usar a bolsa de colostomia, que é adaptada conforme a localização do estoma”.
A colostomia definitiva é necessária em casos em que o trânsito intestinal não pode ser restaurado.
Cuidados após a colostomia
A médica coloproctologista Aline Amaro, também de Brasília, explicou a importância da higiene após a operação. Ela diz:
“A limpeza deve ser feita com água morna e sabão neutro, evitando produtos irritantes. A troca da bolsa deve seguir as orientações médicas para garantir o conforto e a saúde da pele ao redor do estoma”.
A pessoa também precisará seguir uma dieta equilibrada, evitando alimentos que causem gases ou constipação, e manter a hidratação.
Embora a colostomia seja geralmente segura, complicações podem ocorrer, como irritação na pele (dermatite periestomal), hérnia paraestomal, infecções locais e alterações na posição do estoma.
Além disso, Aline enfatiza que a adaptação ao uso da bolsa inclui apoio emocional. “É fundamental seguir as recomendações de higiene, usar barreiras protetoras e, se necessário, buscar apoio psicológico para lidar com as mudanças emocionais e sociais”, conclui.
*Com informações de Metrópoles