Levar seu animalzinho de estimação ao veterinário para checar a saúde dele é dever de todo tutor. Porém, às vezes, quando se trata de gato, esse compromisso se torna um desafio. Felinos são extremamente sensíveis a mudanças de ambiente e à presença de pessoas desconhecidas, então, podem ficar com medo ou estressados nesse tipo de situação.
A veterinária Marina Tiba afirma:
“Os felinos têm um forte apego ao ambiente que consideram seguro, ou seja, sua casa. Fora desse espaço, eles se deparam com estímulos desconhecidos — odores, sons e a presença de outros animais — o que ativa seu instinto de autopreservação e os faz sentir-se vulneráveis e ameaçados”.
Leia mais:
Gatos gostam de seus donos? Conheça os principais sinais de que seu gatinho te ama
Especialista explica cuidados essenciais ao viajar com o pet
Se você tem um bichano com medo do veterinário, é possível melhorar essa situação usando algumas estratégias simples. Veja abaixo…
Procure uma clínica cat friendly
Muitos tutores têm procurado clínicas que adotam práticas do conceito Cat Friendly, desenvolvido pela Associação Americana de Medicina Felina. Esse conceito engloba medidas que melhoram o atendimento, o manejo e a ambientação dos espaços veterinários, sempre com foco no bem-estar dos gatos.
Esses locais apresentam ambientes exclusivos para felinos, como salas de espera e consultórios, além do uso de feromônios sintéticos que imitam os odores que os gatos liberam quando se sentem seguros.
O transporte do gato
Muitas vezes, o gato já chega à clínica estressado e com medo, por conta do seu transporte até lá. Assim, é importante escolher uma caixa de transporte confortável, ventilada e que faça o animal se sentir protegido.
Uma boa ideia é deixar o gato se acostumar com ela antes, em casa, sem fechá-la e colocando brinquedos e cobertores nela. Borrifar feromônios sintéticos na caixa também pode ajudar a acalmá-lo durante o trajeto.
Horário da consulta
O horário da consulta também pode influenciar o comportamento do felino. Sempre que possível, o tutor deve optar por agendar a visita em horários menos movimentados, para evitar ambientes lotados e estressantes.
Recompensas e descanso pós-consulta
Por fim, recompensas como petiscos, brinquedos favoritos ou mantas com o cheiro do tutor são uma boa ideia após a consulta ou mesmo para acalmá-los antes. Depois da consulta, o gato vai precisar se acalmar e descansar, em local seguro e sem estímulos.
*Com informações de Metrópoles / Alto Astral