Se você pensa que as frutas são apenas aliadas da imunidade e da boa digestão, é hora de reconsiderar. Além de contribuírem para o emagrecimento e a redução do colesterol, algumas frutas têm um papel essencial na recuperação muscular e no desempenho esportivo. Um estudo das instituições australianas James Cook University e Charles Darwin University revelou que o consumo estratégico de frutas pode reduzir o dano muscular e potencializar os treinos.
Frutas e Recuperação Muscular: O Que Diz a Ciência?
Os pesquisadores analisaram o efeito anti-inflamatório e antioxidante das frutas quando consumidas entre 24 e 48 horas após o treino. Os resultados mostraram que atletas que incluíram frutas na alimentação apresentaram menor nível de marcadores inflamatórios e danos musculares. Isso se traduziu em mais força, resistência e potência para as próximas sessões de exercício.
A explicação está no perfil nutricional das frutas, ricas em compostos bioativos, como fitoquímicos, vitaminas, minerais e carboidratos essenciais para a recuperação muscular. Esses nutrientes ajudam a reduzir inflamações e aceleram a regeneração das fibras musculares.
Leia mais: