Muitas pessoas têm dúvidas se o feijão engorda ou não: nutricionistas, porém, afirmam que o tradicional grão da culinária brasileira pode, sim, ser uma excelente opção para quem pretende perder gordura corporal com saúde.
O feijão proporciona nutrientes essenciais como proteínas, ferro, cálcio, vitaminas, carboidratos e fibras. E é um alimento de poucas calorias: apenas cerca de 12 kcal por colher de sopa. E, fora isso, também tem uma grande capacidade de promover saciedade, ou seja, acaba com a sua fome por mais tempo.
Dessa forma, fica evidente que o consumo do grão não afeta negativamente o seu emagrecimento. Portanto, se você não o inclui na dieta por achar que feijão engorda, pode esquecer essa ideia.
Leia mais:
Comer 25 ovos por dia melhora a vida sexual? Especialistas comentam
Veja quais são os 20 alimentos comuns que elevam risco de câncer
O que é um “superalimento”?
Essa é a denominação que se dá ao grupo de alimentos completos, ricos em diversos nutrientes e que promovem benefícios incríveis para o organismo humano. E o
Segundo a engenheira de alimentos, Ana Rachel Bernardes, o feijão:
- É rico em fibras solúveis, que são fundamentais para a redução do colesterol ruim (LDL) no organismo.
- Ao reduzir o LDL, ele contribui então para a saúde das artérias, diminuindo o risco de aterosclerose e doenças cardiovasculares.
- Ele também neutraliza os efeitos do sódio no organismo, reduzindo a pressão arterial e beneficiando a circulação sanguínea.
Bernardes também recomenda:
“Deixe o feijão de molho por algumas horas antes de cozinhar, isso ajuda a eliminar substâncias que podem causar desconforto intestinal e melhora a digestibilidade do grão”.
*Com informações de Saúde em Dia